O mercado de inverno arrancou a 1 de janeiro, e, com ele, alguns jogadores já trocaram de clube. A atual janela de transferências dificilmente chegará ao nível da ‘loucura’ do verão passado, em que Neymar protagonizou o negócio mais caro da história do futebol (PSG pagou por ele 222 milhões de euros), mas promete continuar a movimentar muito dinheiro e a bater recordes.
Foi assim com Virgil van Dijk, oficializado no Liverpool no primeiro dia do ano, que se tornou no defesa mais caro de sempre, num negócio que rendeu ao Southampton 85 milhões de euros). Os ‘reds’, de resto, têm sido até ao momento os grandes agitadores do mercado. A culpa é de Philippe Coutinho, jogador que está muito perto de rumar ao Barcelona.
A imprensa fala em valores a rondar os 150 milhões de euros. A concretizar-se este cenário, o médio brasileiro passaria a ser o jogador mais caro da história no mercado de inverno (e do Barcelona) e o segundo em absoluto, apenas atrás de Neymar.
Janeiro ficou ainda marcado pelo regresso de Diego Costa ao Atlético Madrid por 66 milhões de euros. O avançado hispano-brasileiro tinha acertado o acordo já no verão, mas teve de esperar quatro meses para poder voltar à ação, uma vez que os ‘colchoneros’ estavam impedidos pela FIFA de fazer contratações até este mês.
Luciano Vietto, um dos nomes mais falados nos últimos dias pela imprensa desportiva portuguesa, esteve muito perto de rumar ao Sporting, mas acabou por preferir o Valência. O avançado argentino, de 24 anos, chega ao clube ‘che’, por empréstimo do Atlético Madrid.
Já Wesley Sneijder, médio que atua no Nice, confirmou esta sexta-feira a mudança para o Qatar, onde vai representar o Al-Gharafa. Destaque ainda para Marko Pjaca, que foi emprestado pela Juventus ao Schalke 04 até final da temporada. Sandro Wagner, por sua vez, foi anunciado como reforço do Bayern Munique. A contratação do avançado alemão rendeu 13 milhões de euros ao Hoffenheim.
Mas não só: o lateral esquerdo Guilherme Arana (ex-Corinthians) rumou ao Sevilha por 11 ME, ao passo que Carlos Vela, extremo mexicano que alinhava na Real Sociedad, reforçou o Los Angeles FC (5 ME). Terence Kongolo foi emprestado pelo Mónaco ao Sevilha e Mario Gómez regressou ao Estugarda após passagem pelo Wolfsburgo.
No capítulo dos rumores, para além de Philippe Coutinho, um dos nomes mais falados pela imprensa desportiva internacional é Alexis Sánchez. O avançado chileno está a ser apontado ao Manchester City e o facto de terminar contrato com o Arsenal no final da época poderá ser fulcral para que o negócio se concretize - esta é a última oportunidade de os ‘gunners’ conseguirem um encaixe financeiro com a venda do jogador.
Outro jogador que também estará na mira dos ‘citizens’ é Samuel Umtiti, central do Barcelona que está blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. À semelhança de Alexis Sanchéz, também Ozil poderá deixar o Arsenal. O alemão tem contrato válido com os ‘gunners’ até ao próximo dia 30 de junho, e tem sido recentemente associado a clubes como Barcelona e Manchester United.
Mercado a ferver também cá dentro
Com a Liga Europa em mente, o Sporting tem sido um dos principais agitadores do mercado em Portugal. Wendel, médio brasileiro do Fluminense, já está em Alvalade para assinar contrato, ficando a faltar a oficialização. O negócio, refere a imprensa, deverá ficar fechado por sete milhões de euros. O FC Porto terá entrado na corrida por Wendel, mas não conseguiu chegar ao valor pretendido pelo Fluminense.
Quem também terá motivado uma disputa entre ‘leões’ e ‘dragões’ foi Rúben Ribeiro, médio ofensivo do Rio Ave. Uma vez mais, foram os lisboetas a ganhar a corrida. O jogador deverá chegar a Alvalade depois do dia 10, uma vez que ainda estará com os vilacondenses para a partida dos quartos de final da Taça de Portugal.
Josip Misic, médio do Rijeka, também já está na capital portuguesa para reforçar o Sporting. À sua espera, diz o jornal Record, está um contrato válido por cinco temporadas e meia, pagando a SAD ‘leonina’ pela transferência um valor a rondar os 3 milhões de euros. Raphinha, extremo do Vitória de Guimarães, também já foi dado como certo nos ‘leões’, com o brasileiro a assinar contrato por cinco épocas, válido a partir de 1 de julho deste ano.
Em sentido inverso, os ‘leões’ oficializaram o empréstimo de Gelson Dala ao Rio Ave e o mesmo deverá acontecer a Mattheus Oliveira, que, ao que tudo indica, será cedido ao Vitória de Guimarães.
No Benfica, a grande novidade do dia prende-se com a chegada de Erdal Rakip a Lisboa. O médio de 21 anos aterrou ao final da tarde de quinta-feira no Aeroporto Humberto Delgado a fim de realizar exames médicos. O médio sueco vai assinar contrato com o Benfica até ao final da época 2022/23.
Odisseas Vlachodimos, guarda-redes do Panathinaikos, também está muito perto de ser oficializado nos ‘encarnados’. O jogador, de 23 anos, até já surgiu na página onde são dados a conhecer os jogadores do plantel, no site oficial do clube. E por falar em guarda-redes, o jornal A Bola avança que Lukas Hradecky está a ser novamente apontado ao Benfica como potencial reforço, mas para a próxima temporada.
No que toca a saídas, a imprensa fala numa eventual mudança de Grimaldo para o Nápoles. Segundo o 'Tuttosport', ‘águias’ e italianos já terão inclusivamente chegado a um acordo a troco de 30 milhões de euros, para uma transferência que se realizará no final da temporada. Para sair em janeiro está Gabigol, um dos maiores ‘flops’ desta primeira metade da temporada, a par de Douglas. O avançado brasileiro chegou à Luz por empréstimo do Inter de Milão mas não conseguiu vingar.
Perdida a corrida por Wendel e Rúben Ribeiro, o FC Porto chega a este mês mais contido no que toca ao mercado. O presidente dos ‘dragões’, Pinto da Costa, garantiu mesmo que o clube não ia entrar em loucuras. Peter Etebo, extremo nigeriano do Feirense, Nakajima, avançado do Portimonense, e Stephen Eustáquio, médio do Leixões, foram alguns dos nomes apontados como possíveis reforços para Sérgio Conceição.
Por outro lado, falou-se muito na saída de Casillas, principalmente depois de o guarda-redes ter saltado para o banco de suplentes. Vários emblemas já foram apontados ao espanhol, portanto, é esperar para ver. Miguel Layún, Marega e Aboubakar são outros jogadores dos ‘azuis e brancos’ com mercado lá fora.
Comentários