
O livro Azul Até ao Fim, lançado em outubro de 2023, revelou um dos últimos desejos de Jorge Nuno Pinto da Costa: a lista de pessoas que queria – e das que não queria – no seu funeral.
O ex-presidente do FC Porto, que faleceu no sábado aos 87 anos, foi claro sobre aqueles que considerava ter traído a sua confiança nos últimos anos.
"Não quero mal a ninguém. Mas porque tanto prejudicaram a paz dos meus últimos dias, não gostaria que lá estivesse alguém da atual direção do clube. Nenhum dos ex-jogadores que sempre estiveram comigo e me traíram (por exemplo, Helton, Maniche, Eduardo Luís, André, Sousa). Poderia acrescentar mais nomes, como Antero Henrique, Raúl Costa, Joaquim Oliveira, Tiago Gouveia, Pedro Bragança, mas não é preciso, porque estou certo que não terão 'lata' para lá ir."
Por outro lado, Pinto da Costa revelou quem desejaria ter ao seu lado neste momento derradeiro. Entre os nomes mencionados encontram-se pessoas próximas e de confiança, como António Henrique, Pedro Pinho, Quintanilha, Fernando Póvoas, Luís Gonçalves, António Oliveira, Hugo Santos, Sandra Madureira, Fernando Madureira, Caetano e Marcos Polónia.
O velório do eterno líder portista decorre este domingo, às 18h, na Igreja Paroquial de Santo António das Antas, coincidindo com o início do jogo do FC Porto frente ao Farense, no Estádio do Algarve. O funeral está marcado para as 11h desta segunda-feira, antecedido por uma passagem simbólica pelo Estádio do Dragão.
A última despedida a Pinto da Costa promete ser carregada de emoção e simbolismo, refletindo a sua marcante presença no futebol português e a intensidade das relações que construiu – e rompeu – ao longo da vida.
Comentários