![Porto chora Pinto da Costa: Uma última homenagem ao eterno líder](/assets/img/blank.png)
A cidade do Porto vive, este domingo, um dia de profunda emoção e despedida. Centenas de pessoas formam uma fila interminável nas imediações da Igreja de Santo António das Antas, à espera de prestar a última homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, o homem que marcou a história do FC Porto e da cidade durante décadas.
A urna com o corpo do eterno presidente já se encontra no interior da igreja. À sua chegada, o céu azul e branco iluminou-se com fumos das cores do clube, acompanhados pelo estrondo de alguns petardos que ecoaram pela cidade, numa derradeira saudação a um líder incontornável. O respeito e a comoção tomaram conta de todos os presentes.
Entre lágrimas, palmas e cânticos, o silêncio pesado que se sentia foi quebrado por um mar de vozes a entoar “Pinto da Costa, olé, olé!”. O nome do homem que mudou a história do FC Porto ecoou como um cântico de vitória, como tantas que celebrou ao longo da sua vida.
Sandra Madureira, antiga líder da claque Super Dragões e braço direito do ex-presidente nos últimos anos, teve a honra e o peso de carregar a urna. Um gesto simbólico, que espelha a proximidade e a devoção de quem esteve sempre ao lado do líder portista. Nos momentos bons e maus. O marido, Fernando Madureira, que se encontra detido em virtude do processo Operação Pretoriano, chegou mesmo a pedir autorização para poder estar presente no último adeus ao ex-dirigente, no então não teve permissão.
A emoção no rosto de cada adepto, de cada amigo e de cada familiar presente demonstrava o impacto que Pinto da Costa teve não só no futebol, mas na vida de milhares de portistas. Para muitos, este não é apenas um adeus – é um "até sempre".
Nomes como Francisco J. Marques, ex-diretor de comunicação do FC Porto, António Póvoas, médico e amigo de Pinto da Costa, Valentim Loureiro, ex-presidente do Boavista e Silva Peneda, antigo ministro, já entraram na igreja por uma porta lateral.
A cidade do Porto veste-se hoje de azul e branco (tal como ex-presidente pediu) em sinal de luto e gratidão. "Pinto da Costa parte, mas o seu legado permanecerá eterno", ouviu-se no meio da multidão.
Comentários