Espanha
O Atlético de Madrid reassumiu a liderança do campeonato ao vencer fora o Alavés por 2-1, com golos de Marcos Llorente (41) e Luís Suárez (90), a passe do português João Félix, e já depois da equipa da casa marcar num autogolo de Felipe (84).
Também o Eibar, com Paulo Oliveira e Rafa a titulares na defesa, recebeu e venceu o Granada, com Rui Silva na baliza, por 2-0.
O Valência esteve a vencer por 2-0, com golos de Fer Nino e Gerard Moreno, mas o Levante, sem Rúben Vezo, que teve teste positivo ao novo coronavírus, ainda reduziu por Sérgio León, aos 73.
O Valladolid, com Jota na equipa, venceu por 1-0 na visita a Getafe.
Itália
Cristiano Ronaldo marcou dois golos e fez uma assistência no triunfo da Juventus por 4-1 frente à Udinese, que permitiu subir ao quinto lugar da Liga italiana de futebol, embora com um jogo a menos. O capitão da seleção portuguesa chegou aos 758 na carreira, contabilizando clubes e seleções (apenas equipas principais, pois se acrescentarmos seleções sub-21 e olímpica, ou seja, toda a carreira sénior, os números crescem para 764). Desta forma, CR7 ultrapassa Pelé e está mais perto de Josef Bican.
O AC Milan, reduzido a 10 a partir dos 34 minutos, por expulsão de Tonali, manteve a liderança na Série A com triunfo por 2-0 em casa do Benevento, com o português Rafael Leão a tranquilizar a equipa, ao fazer o segundo golo, aos 49 minutos, a ganhar em velocidade ao guarda-redes e, de angulo apertado, marcar.
A Roma, do treinador Paulo Fonseca, venceu a Sampdoria por 1-0.
No Nápoles, o lateral Mário Rui foi titular e saiu apenas aos 87 minutos, para dar o lugar a Ghoulam, quando os napolitanos já venciam por 4-1 o Cagliari, com golos de Piotr Zielinski (25 e 62), Lozano (74) e Insigne (86).
Em campo nesta 15.ª ronda estiveram também Bruno Alves, no Parma, e Miguel Veloso, no Verona, e com sorte diferente.
Bruno Alves viu a sua equipa ser surpreendida em casa pelo Torino, com uma derrota por 3-0 frente a um adversário que está na mesma zona da tabela, com ambos imediatamente acima da linha de descida de divisão.
Já o Verona (oitavo) e Miguel Veloso foram vencer a casa do Spezia (18.º), com um golo solitário de Zaccagni, aos 75, já depois de a equipa da casa estar reduzida a 10, devido à expulsão de Chabot, aos 69 minutos.
Inglaterra
O Manchester City foi a Londres desfalcado - seis 'baixas' devido a covid-19 -, mas chegou para uma vitória clara por 3-1 sobre o Chelsea. Os citizens jogaram com três portugueses no onze inicial - Bernardo Silva foi o homem mais avançado na frente do ataque, Ruben Dias esteve no centro da defesa e João Cancelo alinhou na lateral-direita, tendo os três cumprido os 90 minutos.
Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo, desperdiçou uma vantagem de 3-1 em casa do Brighton, permitindo um empate 3-3. Com sete futebolistas portugueses de início - Rui Patrício, Nélson Semedo, Rúben Neves, João Moutinho, Pedro Neto, Vitinha e Fábio Silva -, a equipa até começou por estar a perder, mas até ao intervalo já tinha marcado três golos.
O Tottenham, de José Mourinho, recebeu e venceu o Leeds United, por 3-0, com golos de Harry Kane, Son e Toby Alderweireld, e subiu ao terceiro lugar, a quatro pontos de Liverpool e Manchester United, que comandam com 33 pontos
O português Bruno Fernandes fez o golo da vitória do Manchester United na receção ao Aston Villa (2-1).
O West Ham venceu o Everton por 1-0. Os ‘toffees’ contaram com o português André Gomes em campo a partir dos 64, quando também entrou o colombiano ex-FC Porto James Rodríguez, regressado de lesão, mas acabaram por sucumbir perante a maior eficácia dos ‘hammers’.
Alemanha
O Bayern de Munique, com o jovem português Tiago Dantas no banco, teve a ‘estrelinha’ dos campeões no enganador triunfo por 5-2 sobre o aflito Mainz, que lhe permite manter a liderança isolada do campeonato alemão de futebol, à 14.ª jornada.
O Borussia Dortmund, com o internacional português Raphaël Guerreiro no onze inicial, subiu ao quarto lugar da Liga alemã de futebol após vencer o Wolfsburgo, por enganadores 2-0
O Eintracht Frankfurt, de André Silva, perdeu 2-1 com o Bayer Leverkusen.
O Hertha Berlim ganhou alguma folga na fuga à zona de despromoção com o triunfo por 3-0 sobre o Schalke 04 do lesionado Gonçalo Paciência, que continua em último lugar, com somente quatro pontos.
Comentários