O fim de semana foi positivo para muitos treinadores portugueses que militam no estrangeiro. Houve também espaço para alguns jogadores brilharem como foi o caso de Rafael Leão, e também tempo para levantar mais um troféu, como aconteceu com André Silva, Ruben Dias e Bernardol Silva.

Inglaterra

Em Inglaterra o Manchester City fez a dobradinha, ao vencer o Manchester United por 2-1, na final da Taça. Bruno Fernandes ainda marcou para os red devils, de grande penalidade, mas o bis de Gundogan bastou para o City bater o rival da cidade de Manchester e ficar mais perto do treble: basta vencer a Champions no próximo fim de semana, diante do Inter.
Bernardo Silva e Rúben Dias foram titulares e levaram mais um troféu, Diogo Dalot não saiu do banco do United

Espanha

O Celta de Vigo, treinado por Carlos Carvalhal, cumpriu a sua tarefa e venceu o campeão Barcelona. Numa última ronda da La Liga onde corria o risco de descer de divisão, a equipa de Carvalhal venceu nos Balaídos para terminar no 13.º posto com 43 pontos.

O Getafe, de Domingos Duarte (entrou aos 78), empatou com o Valladolid e atirou o adversário para a segunda divisão.

França

O PSG despediu-se da Ligue 1 com mais uma derrota (2-3), novamente em casa, diante do sensacional Clermont Foot. Danilo e Vitinha foram titulares, Renato Sanches rendeu o ex-FC Porto aos 58 minutos.

O Lille, de Paulo Fonseca, capitaneado por José Fonte, empatou com o Troyes e terminou no 5.º posto, lugar que dá acesso à Liga Conferência. O Marselha de Nuno Tavares (entrou aos 64), perdeu com o Ajaccio, numa ronda onde já sabia que seria 3.º na Ligue 1. O fantástico Lens, de David Da Costa (lesionado), foi ganhar ao terreno do Auxerre para terminar no 2.º posto com 84 pontos, menos um que o campeão PSG.

Itália

Um golo de Dybala aos 90+1 minutos, de grande penalidade, deu a vitória a AS Roma, de Mourinho e Rui Patrício. A equipa romana bateu o Spezia por 2-1 e terminou no 6º posto (menos um ponto que a Atalanta), o último de acesso à Liga Europa.

Quem brilhou em Itália foi Rafael Leão, que marcou dois golos na vitória do AC Milan frente ao Verona por 3-1, no encontro que marcou a despedida de Zlatan Ibrahimovic dos relvados. O segundo é uma obra-prima do avançado português. O Milan terminou no 4.º posto, o último que dá acesso à Liga dos Campeões.

A Udinese, de Beto, (saiu aos 79) perdeu com a Juventus. A Vecchia Signora terminou no 7.º posto, o último que dá acesso às provas da UEFA (Liga Conferência). Mário Rui jogou 76 minutos no triunfo do campeão Nápoles ante à despromovida Sampdoria, terminando assim a Serie A com 90 pontos.

Outros campeonatos

Na Turquia, o Fenerbahçe de Jorge Jesus perdeu o clássico com o campeão Galatasaray na antepenúltima ronda, com uma pesada derrota (0-3). Sérgio Oliveira não saiu do banco no Gala. A equipa de JJ foi apanhada no 2.º posto pelo Besiktas.

No Brasil, o Palmeiras do treinador português Abel Ferreira, reduziu para dois pontos a desvantagem para o Botafogo, que lidera o campeonato brasileiro de futebol, ao vencer por 3-1 na receção ao lanterna-vermelha Coritiba. O ‘verdão’ capitalizou o desaire dos comandados de Luís Castro no terreno do Athletico Paranaense.

O Botafogo segue no primeiro lugar, com 21 pontos, mais dois do que o Palmeiras, campeão em título. O Cuiabá, de António Oliveira, somou o terceiro jogo sem perder, ao vencer na casa do Goiás, por 1-0, com um golo de Deyverson, aos 54 minutos, subindo ao 14.º lugar, com 11 pontos. O Bragantino, orientado por Pedro Caixinha, foi derrotado do Maracanã no embate com o Fluminense, por 2-1 e está no 11.º posto, com 13 pontos.

O Cruzeiro, de Pepa, foi batido em casa pelo Atlético Mineiro, com o avançado Hulk, ex-FC Porto, a apontar o golo do triunfo por 1-0 aos 27 minutos, num livre direto apontado quase da linha de meio campo.

Na Alemanha, o RB Lepzig, de André Silva, venceu o Eintrachht Frankfurt e conquistou a Taça do país.