A mudança de Matheus Pereira para o Zenit estava perto de se concretizar no último dia do mercado de transferências na Rússia. Contudo, as negociações entre o clube russo e o Cruzeiro não correram da melhor forma e caíram.

A informação foi avançada pelo 'GloboEsporte' que assegura que o Zenit e Matheus Pereira quiseram colocar um ponto final no negócio. A mesma publicação acrescenta que o estado das negociações era bastante avançado, de tal forma que o jogador de 28 anos já tinha feito exames médicos numa clínica em Belo Horizonte.

Com o negócio desfeito, o Sporting já não vai receber qualquer parcela financeira referente à transferência. A mudança do extremo para a equipa de São Petersburgo deveria rondar os 100 milhões de reais. Tendo em conta este montante de 16,7 milhões de euros à conversão atual, o clube leonino iria receber cerca de 700 mil euros graças ao Mecanismo de Solidariedade da UEFA. O Chaves também seria um dos contemplados, em cerca de 84 mil euros.

Assim, a permanência de Matheus Pereira no Cruzeiro não vai render qualquer dinheiro aos clubes portugueses e o jogador vai continuar a ser orientado por Leonardo Jardim. O contrato do brasileiro com o Cruzeiro é válido até ao final de 2026.