O Palmeiras entra esta madrugada (0h30, hora de Portugal continental) com três pontos de vantagem para a visita ao Cruzeiro, na última jornada do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira até pode perder que só não revalidará o título de campeã brasileira se o Atlético Mineiro e Flamengo não vencerem com goleadas 'das antigas'.

Se o Palmeiras perder por 1-0, Atlético Mineiro, que defronta o Bahia, terá de vencer por 8-0 para ultrapassar o 'Verdão' no topo. Ou seja, o clube de Minas Gerais terá de recuperar oito golos de diferença. O Flamengo ainda mais longe está: terá de recuperar 16 golos de diferença (por exemplo, o Palmeiras perder por 8-0 e o clube carioca vencer também por 8-0 na derradeira ronda, frente ao São Paulo).

Será mais uma grande conquista de Abel Ferreira ao leme do clube, esta com contornos épicos. É que à 27.ª jornada o Palmeiras estava no 5.º lugar da classificação, a nada mais nada menos do que 14 pontos do então líder Botafogo.

Mas o clube carioca entrou, a partir desse momento, numa quase inacreditável espiral de maus resultados e deixou fugir um título que todos já viam como seu.

Abel está, assim, muito perto de levar o Palmeiras ao bicampeonato, feito sem precedentes. No total, este Brasileirão de 2023 corresponderá ao nono troféu do técnico português desde que chegou ao clube, em outubro de 2020: ganhou a Taça Libertadores em 2020 e 2021, o Brasileirão em 2022, à Supertaça sul-americana em 2022, dois campeonatos paulistas (2022 e 2023), uma Taça do Brasil (2020) e uma Supertaça do Brasil (2023).

Apesar das muitas lesões que assolaram o plantel ao longo do ano, Abel conseguiu encontrar o equilíbrio necessário para chegar a uma conquista que tem agora tanto de praticamente certa como teve de praticamente impossível a dado momento, com uma série de resultados impressionante: 8 vitórias e apenas uma derrota e um empate nas derradeiras dez jornadas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.