A Bundesliga era uma das únicas que ainda resistia à onda de adiamentos por causa do Covid-19 mas, depois de muitas críticas, acaba também por decretar a suspensão da prova.

A Liga Alemã de Futebol (DFL) explica que de acordo com os últimos desenvolvimentos relacionados com o coronavírus decidiu adiar a 26.ª jornada dos dois principais escalões do futebol alemão, Bundesliga e 2. Bundesliga.

"Tendo em conta as últimas notícias e as novas infeções com o coronavírus, bem como o aumento do número de casos suspeitos que poderão acabar por ter algma ligação à Bundesliga e 2.Bundesliga, a direção da Liga Alemã de Futebol decidiu adiar com efeito imediato a 26ª jornada das duas provas, que iria arrancar esta sexta-feira. Além disso, o comité da DFL recomenda que, como inicialmente planeado, na reunião geral com os clubes profissionais, agendada para segunda-feira, se confirma a suspensão dos jogos até 2 de abril, incluindo as partidas internacionais da seleção", pode ler-se em comunicado.

A decisão agora adotada segue-se às de Espanha, Itália, França, Inglaterra e, também, Portugal, cujos campeonatos profissionais de futebol vão estar parados devido ao risco de contágio do Covid-19.

Antes desta decisão apenas o encontro da jornada entre o Werder Bremen e o Bayer Leverkusen, agendado para a segunda-feira, tinha sido cancelado, face à hipótese de adeptos se reunirem junto ao estádio.

Na nota hoje publicada, dia em que o Dusseldorf recebia o Paderborn, a DFL mantém a ideia de recomendar a suspensão dos campeonatos até 02 de abril, incluindo os compromissos das seleções, no final de março.

Também hoje, o internacional espanhol Thiago Alcântara, futebolista do Bayern Munique, criticou um pouco antes de ser conhecida a decisão, o facto de a ‘Bundesliga’ não ter decidido parar o campeonato.

“É uma loucura, por favor parem com a estupidez e voltem à realidade. Vamos ser honestos, há coisas muito mais importantes do que o desporto”, disse o jogador, na sua conta na rede social Twitter.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.100 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Veja neste mapa (alguns) dos eventos já afetados pelo Covid-19

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.