O campeonato de Cabo Verde de futebol começa a 05 de abril, terminando a primeira fase a 03 de maio, indicou hoje, em comunicado, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF).

Os jogos referentes aos 11 campeonatos regionais, ainda em curso, terão de estar concluídos até ao final de março, de forma a apurar os respetivos campeões, que se juntarão ao Mindelense, vencedor da prova em 2013.

Segundo o comunicado, e de acordo com o sorteio efetuado no fim de semana na sede da FCF, o campeonato nacional está dividido em dois grupos, mas a uma só volta, em que os dois primeiros classificados se apuram para as meias-finais.

O sorteio ditou que no Grupo vão ficar os vencedores dos regionais de Santo Antão Norte, Santo Antão Sul, Santiago Norte, Santiago Sul, Brava e um segundo representante da ilha de São Vicente, dado que o Mindelense, detentor do título, está automaticamente apurado para o campeonato.

No Grupo B ficarão, além do Mindelense, os representantes da Boavista, São Nicolau, Maio, Sal e Fogo.

As meias-finais, tal como a final, serão disputadas a duas mãos, cruzando-se os jogos entre os vencedores dos grupos A e B com os segundos classificados.

Segundo o sorteio, no Grupo B, o Mindelense começa a defesa do título recebendo o campeão regional da ilha da Boavista, enquanto o de São Nicolau defronta o do Maio e o do Sal o do Fogo.

No Grupo A, o sorteio ditou que, na primeira jornada, o vencedor do regional de Santo Antão Sul defronta o de Santiago Sul, o segundo representante de São Vicente recebe o campeão de Santiago Norte e o da Brava o de Santo Antão Norte.

Na reunião da FCF ficou também definido que, se não se encontrarem patrocinadores, a disputa da Taça de Cabo Verde está em risco, admitindo-se, porém, que possa ainda surgir o respetivo apoio financeiro.

Na época anterior, a falta de financiamento ditou o cancelamento da prova.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, o Mindelense juntou-se hoje ao Sporting da Praia, com nove títulos, seguido pelos Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e da Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

No cômputo geral, o Mindelense conta com 15 títulos, e o Sporting da Praia 11.