A direção do Lajedos, uma das equipas filiadas na Associação Regional de Futebol em Santo Antão – Sul, exigiu esta terça-feira a demissão do presidente do Conselho da Arbitragem (CA) nesta região, Amândio Lopes.

Em causa está a nomeação do árbitro Anilton Bartolomeu para o jogo entre a Académica do Porto Novo e o Lajedos, este domingo, que encerrou a quarta jornada do campeonato regional em Santo Antão - Sul, por considerar que o juiz que dirigiu o desafio é sócio e dirigente da Académica.

Através de uma nota enviada à imprensa, a direção do Lajedos Futebol Clube "protestou a forma como o CA tem vindo a fazer as nomeações dos árbitros, como o propósito de levar a Académica do Porto Novo a sagrar-se campeã regional".

A nomeação de Anilton Bartolomeu é, segundo o presidente do Lajedos, Domingos Rodrigues, prova de que o presidente do CA, também ele sócio da Académica do Porto Novo, está mais preocupado com o clube ao qual pertence, do que desempenhar, "com transparência", o seu cargo.

"Por estas e outras razões, o senhor Amândio Lopes deve demitir-se do cargo, porque já não tem moral para dirigir o CA", sublinhou Domingos Rodrigues, considerando que árbitro Anilton Bartolomeu, nos jogos em que Lajedos está envolvido, sempre apitou com base em "critérios misteriosos".

"Se o árbitro Anilton Bartolomeu fosse transparente no desempenho das suas funções, não aceitava a sua nomeação para este jogo, sabendo que ia pôr em causa a sua dignidade", avançou o líder do Lajedos.

Domingos Rodrigues responsabilizou o presidente do CA e o árbitro pelos "incidentes" ocorridos durante e após o jogo em causa, no qual o Lajedos perdeu, por 5-0, frente à Académica.

O presidente da Associação Regional de Futebol em Santo Antão – Sul, Fernando Lima, disse à Inforpress que cabe ao CA analisar o conteúdo da carta da direção do Lajedos e tirar as "devidas conclusões", considerando que o clube fez "acusações graves" que devem ser esclarecidas.

Por seu lado, o presidente do CA, Amândio Lopes, estranhou a reação da direção do Lajedos Futebol Clube, considerando que Anilton Bartolomeu fez uma arbitragem "tranquila", num jogo que o Lajedos perdeu justamente.

"A minha única equipa é o CA", assegurou Amândio Lopes, recusando a acusação de que é sócio da Académica do Porto Novo.