A equipa do Ribeira Bote ascendeu hoje à 1ª divisão do futebol de São Vicente ao beneficiar de melhor diferença de golos marcados e sofridos nos dez jogos realizados, em relação ao Salamanas, segundo classificado.
À entrada para a última jornada do campeoanto, Ribeira Bote e Salamansa eram as duas equipas com hipóteses de subir automaticamente à primeira divisão e tudo acabou por ser definido na diferença de golos marcados e sofridos.
As duas equipas estavam empatadas em quase tudo: em nove jogos ambas tinham amealhado 21 pontos, tinham o mesmo número de vitórias (seis), de empates (três), de golos marcados (25) e não sofreram nenhuma derrota.
A diferença, todavia, residia nos golos sofridos, nove no caso do Salamansa, e seis no do Ribeira Bote, o que fazia a balança pender para o lado desta equipa com uma diferença de golos marcados e sofridos positiva de 19 golos, contra 16 de Salamansa.
Todavia, o Ribeira Bote, ao derrotar a equipa de São Pedro por 3-0, na última jornada, passou a ter uma diferença positiva de 22 golos, ao passo que Salamansa derrotou, na mesma jornada o Calhau por 4-0, ficando com 20, a dois golos positivos do Ribeira Bote.
O artigo 95º do Regulamento Geral de Provas da Federação Cabo-Verdiana de Futebol postula que no caso de empate de pontos entre duas equipas ficará à frente aquela que alcançar maior número de golos no confronto direto. Uma vez que se registou empates a dois golos nos jogos entre si, o segundo critério de desempate favoreceu o Ribeira Bote com maior diferença de golos marcados e sofridos, 22, contra 20 do Salamansa.
Assim, quatro anos depois, o Sport Clube Ribeira Bote festeja o regresso à 1ª divisão do futebol da ilha de São Vicente, ao passo que o Salamansa vai ter de disputar a outra vaga para a primeira divisão na designada liguilha, a duas mãos, com Ponta de Pom ou Castilho, as duas equipas em risco de terminar o campeonato da 1ª divisão em penúltimo.
Comentários