A futebolista portuguesa Andreia Norton considerou hoje que a sua contratação pelo FC Barcelona pode servir de motivação a outras jogadoras e é uma prova de que o futebol feminino está a crescer em Portugal.

“Esta contratação serve de motivação para outras jogadoras e para quem trabalha com o futebol feminino (...). Nota-se que o futebol feminino em Portugal está a crescer”, disse Andreia Norton à agência Lusa.

A jovem avançada, que alinhava no Clube Albergaria, admite que foi “apanhada de surpresa” pela proposta do FC Barcelona, clube no qual começará a trabalhar a 03 de agosto.

“Apanharam-me mesmo de surpresa não sabia de nada, não estava à espera”, disse, admitindo que pode ter sido observada em alguns jogos que disputou pela seleção portuguesa.

Aos 18 anos, Andreia Norton, está naturalmente satisfeita com o contrato, válido por um ano, e consciente de que a nova experiência vai exigir muito trabalho. “A minha maneira de pensar, de estar, vai ser sempre a mesma, sei que vai ser muito mais difícil, pelo clube que é. Vou ter de trabalhar muito, vai exigir mais de mim” refere.

Andreia Norton, que soma 25 internacionalizações sub-19 e integrou a seleção sub-19 que em 2012 chegou às meias-finais do Europeu, admite que um dos grandes desafios vai ser ultrapassar a distância da família e dos amigos.

“Nunca estive fora de casa, afastada da minha família e dos meus amigos durante tanto tempo. Morar sozinha, ou com jogadoras lá vai ser diferente”, disse.

Andreia Norton, que já passou pelo UD Oliveirense e pelo Cesarense, foi considerada na época 2014/2015 a melhor jogadora do campeonato feminino português, numa eleição promovida pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

O FC Barcelona anunciou quarta-feira a contratação da portuguesa, classificando-a como “uma ponta de lança que se destaca pelo seu jogo de costas para a baliza e que pode jogar em qualquer posição do ataque”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.