O anfitrião Canadá e a China, mais a Alemanha e a Noruega, juntaram-se segunda-feira a Japão e Brasil nos oitavos de final do Mundial feminino de futebol, enquanto a Holanda está perto de conseguir o mesmo objetivo.

Nos jogos do Grupo A, que fecharam o programa do dia, as duas igualdades, a um golo entre Canadá e Holanda e a dois entre China e Nova Zelândia mantiveram tudo igual na tabela classificativa, com canadianas a chinesas a seguir em frente.

Em Montreal, o Canadá adiantou-se cedo, aos 10 minutos, com um tento de Ashley Lawrence, mas as europeias conseguiram chegar à igualdade, aos 87, por Kirsten van den Ven, num golo que pode valer um lugar na fase a eliminar.

As holandesas terminaram em terceiro, com quatro pontos (2-2 em golos), que deverão ser suficientes para arrebatar um dos quatro melhores terceiros.

No outro embate, a Nova Zelândia, que precisava de ganhar, saiu na frente, com um tento de Rebekah Stott, aos 28 minutos, mas as chinesas deram a volta, com golos de Wang Lisi, num penálti ‘fantasma’, aos 41, e Wang Shanshan, aos 60.

Aos 64 minutos, Hannah Wilkinson ainda voltou a marcar para o conjunto da Oceânia, mas a igualdade não mais se alterou e redundou em eliminação para as ‘all whites’.

O Canadá ganhou o agrupamento, com cinco pontos, contra quatro de China (3-3 em golos) e Holanda (2-2) e dois da Nova Zelândia.

Antes, no Grupo B, a Alemanha, campeã mundial em 2003 e 2007, e a Noruega, vencedora da prova em 1995, confirmaram o favoritismo e selaram a qualificação, ao baterem a Tailândia (4-0) e a Costa do Marfim (3-1), respetivamente.

Melanie Lupolz (24 minutos), Lena Petermann (56 e 58) e Sara Däbritz (73) selaram a vitória da Alemanha, enquanto Ada Hegerberg (06 e 62) e Solveig Gulbrandsen (67) faturaram para as nórdicas.

Ange Nguessan marcou, aos 71 minutos, o tento das africanas, que ficaram no último lugar do agrupamento, sem pontos, enquanto a Tailândia, terceira, com três pontos (3-10 em golos), dificilmente seguirá em frente.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.