O treinador da seleção canadiana feminina de futebol, John Herdman, disse hoje querer defender o título de campeão da Algarve Cup, alcançado em 2016, frisando que a sua formação é jovem e competitiva.

“O objetivo é ganhar novamente. Somos gente competitiva e estamos a iniciar uma nova fase de transição em termos de jogadoras”, declarou, durante a conferência de imprensa de antevisão do torneio, que arranca na quarta-feira e no qual participam 12 equipas.

Numa curta declaração aos jornalistas, o técnico sublinhou que a equipa canadiana - que disputa o Grupo A, juntamente com Portugal, Rússia e Dinamarca -, “quer voltar a levar a taça para o Canadá”, tal como fez no ano passado.

A par do Canadá, também as seleções do Japão, finalista na edição de 2015 da Algarve Cup, e da Suécia, que obteve medalha de prata nos últimos Jogos Olímpicos, são candidatas à vitória.

Em declarações à Lusa, à margem da conferência de imprensa, a selecionadora do Japão referiu que a equipa tem concentrado a atenção da imprensa por ter sido renovada, depois de sete ou oito anos com um plantel sem grandes alterações.

“Temos muitas novas jogadoras e espero que este torneio lhes dê experiência”, referiu a nova treinadora da formação japonesa, Asako Takakura.

Por seu lado, a treinadora da seleção sueca, Pia Sundhage, classificou o torneio como “único” e considerou que, apesar da ausência de Alemanha e Estados Unidos, é importante continuar com a qualidade das equipas que participam na prova.

“Estou muito contente que o Japão e a Austrália estejam aqui, porque é importante continuar com a qualidade das equipas”, referiu, acrescentando querer que a Suécia jogue de forma "mais atacante" do que jogou nos últimos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro.

Das 12 seleções que vão participar na prova, com destaque para a estreia da equipa espanhola, apenas duas estão abaixo do 20.º lugar do ranking da FIFA: Portugal (38.º), que se vai estrear em 2017 numa fase final do Europeu, e Rússia (22.º).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.