A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quarta-feira a aprovação de um plano de emergência e restruturação do terceiro escalão do futebol nacional que passa pela criação da III Liga a partir de 2021/22.

O plano têm, segundo a FPF, cinco pontos chave: "Assegurar o maior número possível de projetos equilibrados; Aumentar a competitividade; Melhorar a qualidade de jogo; Aproximar os adeptos do futebol local; Criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia COVID-19".

Contudo, esta prova não vem acabar com o Campeonato de Portugal, mas irá passar a ser a prova do terceiro escalão, com o CP a descer um nível ao longo dos próximos anos.

Na próxima época, de 2020/2021, o Campeonato de Portugal será disputado por 96 equipas o que incluem as 20 equipas que sobem das competições regionais, as duas que caíram da II Liga (Cova da Piedade e Casa Pia) e as quatro novas equipas B.

O objetivo passa, contudo, por reduzir o número de equipas para 76 entre Campeonato de Portugal e III Liga.

Em 2020/2021, o Campeonato de Portugal terá  duas séries. A primeira com oito séries, de doze equipas cada. As primeiras classificadas de cada grupo jogam entre si pelo acesso à II Liga, enquanto que os emblemas do 2.º ao 5.º lugar jogam por um lugar na nova competição da FPF.

Campeonato de Portugal 2020/2021
créditos: FPF

Na fase seguinte, para acesso a II e III Liga, as equipas jogam entre si, numa liguilha, com os oito primeiros classificados a serem dividos em dois grupos no acesso à II Liga - aqui sobem à LigaPro o primeiro classificado de cada grupo.

No acesso à nova III Liga, ou seja, na decisão dos clubes que irão inaugurar a competição, as 32 equipas que ficaram classificadas entre o 2.º e o 5.º lugar nas series da Primeira Fase voltam a jogar entre si, divididas novamente em oito séries, mas desta vez de quatro equipas cada. Os dois primeiros classificados de cada grupo passam para a III Liga, os restante permanecem no Campeonato de Portugal.

Campeonato de Portugal 2020/2021 2.ª Fase
créditos: FPF

Assim a III Liga começará com 24 equipas em 2021/2022, enquanto que o Campeonato de Portugal fica reduzido a 60 equipas, um número que se reduz a 56 na época 2022/2023. Já a III Liga também verá o número de participantes reduzido para 20, em 2023/2024.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.