O autocarro que levava a comitiva do Boca Juniors para a final da Taça Libertadores de hoje foi atacado por adeptos do River Plate, que arremessaram pedras, gás e outros objetos.

Segundo as imagens da televisão argentina, o autocarro do Boca Juniors entrou no Estádio Monumental, casa do River Plate e o palco da decisão final, com vários vidros laterais partidos. Já os jogadores do Boca Juniors apresentavam sinais de tosse e lágrimas nos olhos devido aos efeitos dos gases quando saíram do veículo.

"Atiraram-nos de tudo", afirmou o capitão do Boca Juniors Pabli Pérez, visivelmente afetado. Já Carlos Izquierdoz relatou rapidamente que "atiraram-nos gás pimenta, paus, pedras. Entrou de tudo no autocarro".

A televisão mostrou imagens da entrada dos jogadores e comissão técnica no balneário, visivelmente afetados com os gases.

"Foi um descontrolo nas últimas ruas perto do [Estádio] Monumental. A polícia viu-se apertada com tanto vandalismo e precisou de dispersar os adeptos com gás lacrimogéneo, que também acabou por entrar no autocarro pelo efeito do vento e pelas janelas partidas", disse um dos dirigentes do Boca Juniors à AFP.

A deslocação do Boca Juniors até ao Estádio Monumental foi feito sob fortes medidas de segurança desde o setor exclusivo de Puerto Madero, no centro de Buenos Aires, até o bairro de Núñez no norte da cidade, onde está localizado o estádio Monumental.