Na antecâmara da final da Copa Libertadores entre o River Plate (o atual detentor do título) e o Flamengo de Jorge Jesus damos-lhe a conhecer algumas curiosidade sobre a mais prestigiada prova a nível de clubes da América do Sul.

Veja aqui as curiosidades:

- Primeira edição: 1960

- Primeiro vencedor Peñarol do Uruguai

- Clube com mais triunfos: Independiente da Argentina com sete triunfos (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975, 1984)

- Clube brasileiro com mais triunfos: São Paulo (1992, 1993, 2005)

- País com mais títulos - Argentina (25), seguido do Brasil com 18.

- Primeiro campeão brasileiro foi o Santos, 1962, com um triunfo sobre Peñarol (3-0). A equipa paulista contava com ataque de sonho formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

- Renato Gaúcho em 2017 tornou-se no primeiro brasileiro a conquistar a Libertadores como jogador e treinador do mesmo clube.

- O troféu da Libertadores foi criado no Peru em 1959, precisamente o país onde vai decorrer a final do próximo sábado. O troféu original é feito de prata e tem quase um metro de altura (99cm). Pesa cerca de 10 quilos, mas este permanece no museu da Conmebol, em Assunção no Paraguai. O clube vencedor recebe uma réplica do troféu.

- Este foram os clubes brasileiros que conquistaram a Copa Libertadores: Grêmio, Santos e São Paulo, Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras, Vasco e Flamengo

- Resultado mais desnivelado na Copa Libertadores: 11-2, em 15 de março de 1970, aplicado pelo Peñarol ao Valencia da Venezuela.

- Clubes com maior número de finais perdidas: Boca Juniores e Peñarol, com cinco finais perdidas cada um.

- Primeira final da Libertadores a um único jogo realiza-se no próximo sábado no estádio Monumental de Lima: Vai opor Flamengo e River Plate. A partida inicialmente estava agendada para o Estádio Nacional de Santiago de Chile, mas mudou-se devido ao clima de instabilidade social que se está a viver no Chile.

- Maiores goleadores da história da Libertadores: Alberto Spencer, com 54 golos. Com a camisola do Peñarol e Barcelona de Guayaquil.

- Este ano celebra-se a 60.ª edição da competição.

- O vencedor da competição fica com o direito de representar a Conmebol no Campeonato do Mundo de Clubes.

- Gabriel Barbosa é para já o melhor marcador da competição, com sete golos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.