Depois dos rumores, a confirmação. A segunda-mão da final da Taça Libertadores da América, entre o River Plate e o Boca Juniors, será jogado no Estádio Santiago Bernabéu em Madrid. A confirmação foi feita pela Real Federação Espanhola de Futebol e também pela CONMEBOL, esta noite.

O jogo irá ser disputado no dia 9 de dezembro, às 20h30 de Espanha, 19h30 de Portugal continental.

O Tribunal Disciplinar da CONMEBOL não deu razão ao Boca Juniors, que queria ser declarado vencedor da prova, depois dos ataques dos adeptos do River à sua comitiva quando esta se dirigia para o Estádio Monumental Nuñes.

Tribunal Disciplinar também condenou o River Plate a jogar as próximas duas partidas caseiras em provas da CONMEBOL à porta fechada. 'Los Millonarios' terão ainda de pagar uma multa de 400 mil euros pelos incidentes ocorridos nas imediações do seu estádio, no passado sábado.

O vencedor da Taça Libertadores qualifica-se para o Campeonato Mundial de Clubes que será realizado nos Emirados Árabes Unidos e a final edição de 2019 será a última a ser disputada em duas mãos, ao sistema de jogo único, como acontece na Liga dos Campeões europeus.

No passado sábado, na data inicial prevista para a segunda mão, o autocarro que transportava a comitiva do Boca Juniors foi atacado à chegada ao estádio Monumental, do River Plate, resultando em ferimentos em alguns jogadores.

Os adeptos lançaram pedras e gás pimenta, e os futebolistas Pablo Pérez e Gonzalo Lamardo tiveram que ser assistidos no hospital.

Depois do empate 2-2 cedido na primeira mão, na Bombonera, o Boca pretende que o River seja punido pelo ataque e que se aplique o artigo 18 do regulamento disciplinar, que prevê várias penalizações, entre as quais a desqualificação.