O Brasil chega ao Qatar apontado como o próximo campeão do Mundo, depois de apenas uma derrota, na Copa América, em 2021, com a Argentina (1-0), em quase 40 jogos.
Na zona sul-americana qualifica diretamente os quatro primeiros e coloca o quinto nos ‘play-offs’. O ‘onze’ de Tite soma 34 pontos (12 jogos), contra 25 da Argentina (11), 20 do Equador (13) e 16 de Chile (13), Colômbia (13) e Uruguai (12).
Os ‘canarinhos’ cumprem no Qatar a 22.ª presença, depois de quatro edições frustrantes - quedas nos ‘quartos’ em 2006, 2010 e 2018 e nas ‘meias’, em casa, com ‘estrondo’, em 2014 (1-7 com a Alemanha).
O Brasil, único país totalista em Mundiais, só não estará apurado em termos matemáticos, já que leva mais seis pontos do que a Argentina, 14 face ao Equador e 15 em relação à Colômbia e aos uruguaios, que seguem em lugar de play-off’.
O treinador brasileiro comentou o caso dos quatro futebolistas argentinos que não cumpriram as regras do combate à pandemia e que levaram à interrupção do Brasil-Argentina.
Esses jogadores foram convocados para as eliminatórias do Mundial2022, mas não marcaram presença porque os respetivos clubes se opuseram a que viajassem para a América do Sul, por se encontrar na lista vermelha do governo britânico.
O organismo que rege o futebol mundial garante que já pediu informações adicionais às federações de Brasil e Argentina e que, mais tarde, tomará um decisão. O caso está nas mãos do Comité de Disciplina da FIFA.
Matheus Nunes não está ainda vacinado contra a COVID-19, visto que esteve infetado em março, o que obrigaria o jogador a fazer quarentena no regresso a Portugal.
O campeão Brasil entrou hoje a vencer no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, ao bater a Alemanha por 4-2, numa reedição da última final e num jogo em que Richarlison fez um ‘hat-trick’.
São 2.200 para cada um dos finalistas e mais 1.000 para autoridades e patrocinadores, contrariando a regra do torneio de não haver mesmo público nas bancadas.
Depois das finais perdidas com Brasil, Alemanha e Chile, em dose dupla, Messi está, assim, novamente a uma vitória de ganhar, finalmente, um título pela Argentina.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.