O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, realçou hoje a “abnegação e o talento” da seleção de futebol de sub-19, derrotada esta noite pela Itália, por 1-0, na final que decorreu em La Valetta, Malta.

“Nem só de vitórias se fazem os campeões. A derrota frente à Itália não apaga a entrega, a abnegação e o talento hoje demonstrados pelos jogadores da seleção nacional de sub-19 na final do Campeonato da Europa”, escreveu Pedro Proença, na rede social Facebook.

O líder máximo do futebol profissional em Portugal aproveitou ainda para agradecer aos vice-campeões.

“Obrigado a todos pela forma como tão bem representaram Portugal e o espírito do futebolista português. Outras finais e muitas vitórias vos esperam”, concluiu.

Com a derrota de hoje, Portugal falhou a conquista do troféu que tinha conseguido em 2018.

No Estádio Nacional Ta´Qali, a seleção portuguesa, que tinha vencido todos os jogos disputados até à final, incluindo uma goleada à Itália (5-1) na fase grupos, sofreu o único golo da partida aos 19 minutos, apontado pelo extremo transalpino Michael Kayode.

A seleção lusa, que se sagrou campeã da Europa de sub-19 uma única vez, em 2018, também numa final com a Itália, foi agora derrotada pelos transalpinos no jogo decisivo, tal como já tinha acontecido em 2003, e soma já cinco finais perdidas na competição, enquanto os italianos levantaram o cetro pela segunda vez.