A seleção portuguesa de futebol de sub-21 cumpriu hoje um treino ligeiro no Parque Tivoli, a mais extensa zona verde de Ljubljana, no início da preparação do encontro frente à Espanha, das meias-finais do Europeu da categoria.

O apronto estava inicialmente previsto decorrer no Estádio de Atletismo e Futebol de Kodeljevo, na zona leste da capital da Eslovénia, onde Portugal tem trabalhado maioritariamente desde a fase de grupos, entre 24 e 31 de março, mas foi relocalizado.

Durante o período de 15 minutos abertos à comunicação social no Parque Tivoli, os lusos começaram com alguns minutos de corrida e acabaram divididos em dois grupos, sob olhar atento de alguns populares, que iam caminhando ou praticando desporto ao redor.

Os titulares e os cinco suplentes utilizados na vitória de segunda-feira sobre a Itália (5-3, após prolongamento), nos quartos de final, limitaram-se a exercícios de ativação muscular, enquanto os restantes atletas trabalharam noutra zona do recinto.

O treinador Rui Jorge e um jogador a designar farão a videoconferência de imprensa de antevisão ao encontro com a Espanha na quarta-feira, às 11:15 (10:15 em Lisboa), antecedendo uma viagem vespertina de quase duas horas de autocarro até Maribor.

Já o treino de adaptação ao Estádio Ljudski vrt, palco do desafio com a ‘rojita’, situado a cerca de 130 quilómetros de Ljubljana, está aprazado para as 18:00 (17:00 em Lisboa).

Portugal apurou-se pela quarta vez para as meias-finais do campeonato da Europa de sub-21 e vai defrontar a pentacampeã e atual detentora do título Espanha (1986, 1998, 2011, 2013 e 2019), que eliminou nos ‘quartos’ a Croácia (2-1, após prolongamento).

O confronto ibérico arranca às 18:00 (17:00 em Lisboa) em solo esloveno e definirá o adversário de Países Baixos ou Alemanha, que se defrontam três horas mais tarde na cidade húngara de Székesfehérvár, na final, agendada para domingo, em Ljubljana.

Finalista vencido em 1994 e 2015 e ausente da edição de 2019, Portugal procura um inédito título à oitava presença na fase final de um Europeu de sub-21, que integra pela primeira vez 16 equipas e tem decorrido na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020, motivado pela pandemia de covid-19.