Fábio Vieira foi eleito Melhor Jogador da fase final do Euro sub-21. O médio português foi titular na final mas incapaz de evitar a derrota de Portugal frente a Alemanha.
Minutos depois do apito final do georgiano Giorgi Kruashvili, o esquerdino do FC Porto foi distinguido no relvado pela UEFA, coroando uma campanha com seis encontros, cinco dos quais a titular, e um golo à Croácia, na jornada inaugural do Grupo D.
Fábio Vieira, de 21 anos, sucede ao médio espanhol Fabián Ruiz como melhor individualidade do Europeu de sub-21, no ocaso da segunda temporada ao serviço da formação principal dos ‘dragões’, pela qual contabilizou um tento em 29 aparições.
Na hora de receber o prémio, o médio dos sub-21 não escondeu a desilusão pela derrota na final.
"O objetivo da equipa era ganhar este Europeu. Fizemos um belíssimo trajeto. Uma qualificação bastante difícil, uma fase de grupos fantástica, quartos de final também, tal como a meia-final. Eles mostraram que são uma grande equipa, mas nós também somos. O jogo acabou por se definir em pormenores e eles saíram por cima e nós nãos. Somos vice-campeões da Europa, mas sabe a pouco", lamentou, em declarações à RTP.
A seleção nacional de sub-21 somou este domingo o terceiro desaire em outras tantas finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia, com um golo de Lukas Nmecha, aos 49 minutos.
A Alemanha passou a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi ‘vice’ em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu as derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com ‘golo de ouro’) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após um ‘nulo’ nos 120 minutos).
A 23.ª edição do campeonato da Europa de sub-21 integrou pela primeira vez 16 participantes e decorreu na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020, motivado pela pandemia de covid-19.
*Artigo atualizado
Comentários