João Mário (FC Porto) e Gonçalo Ramos (SL Benfica) foram chamados por Rui Jorge, selecionador nacional sub-21, para a fase de grupos do Europeu da categoria. O extremo e o avançado vêm ocupar os lugares de Jota e Rafael Leão, jogadores que focam convocados mas vão falhar a primeira fase da prova devido a lesão.

Jota (Real Valladolid CF) e Rafael Leão (AC Milan), que constavam da convocatória inicial, não poderão integrar os trabalhos da Equipa das Quinas por se terem lesionado ao serviço dos respetivos clubes.

João Mário, do FC Porto, e Gonçalo Ramos, do Benfica, contam três internacionalizações na seleção de sub-21, que vai disputar, entre quarta-feira e 31 de março, o Europeu, na Hungria e Eslovénia, num formato inédito, com a fase de grupos a decorrer de 24 a 31 de março e a ronda eliminatória (quartos de final, meias-finais e final) entre 31 de maio e 06 de junho.

O portista e o benfiquista tinham integrado a convocatória anterior, da qual se registaram as saídas de Joelson Fernandes (Sporting) e Nuno Mendes (Sporting), que foi chamado para a seleção principal, tendo em vista o arranque da qualificação para o Mundial2022.

Tiago Tomás e Francisco Conceição entre as novidades

A formação de Rui Jorge terá de terminar numa das duas primeiras posições do Grupo D para se qualificar para os quartos de final do Europeu de sub-21, que vai dispersar 16 seleções por quatro grupos e estava inicialmente previsto para ocorrer de 09 a 26 junho.

Na convocatória inicial, divulgada na segunda-feira, destacavam-se as estreias de Francisco Conceição, do FC Porto, e Tiago Tomás, do Sporting, assim como os regressos de Filipe Soares, do Moreirense, e de Francisco Trincão, do FC Barcelona.

O extremo do FC Porto e o avançado do Sporting, ambos de 18 anos, nunca alinharam no escalão, enquanto Trincão, de 21 anos, regressa a um grupo de jogadores que tem vindo a ser consolidado desde o início da fase de qualificação, depois de já ter contabilizado seis internacionalizações pela seleção principal, entre setembro e novembro de 2020.

O extremo dos espanhóis do FC Barcelona é um dos sete convocados que se sagraram campeões europeus de sub-19 em 2018, num lote que inclui ainda o regresso de Filipe Soares, médio do Moreirense, chamado por quatro vezes durante a fase de qualificação.

O Campeonato da Europa de futebol de sub-21 de 2021 vai disputar-se na Hungria e Eslovénia, num formato inédito, com a fase de grupos a decorrer de 24 a 31 de março e a ronda eliminatória (quartos de final, meias-finais e final) entre 31 de maio e 06 de junho.

Portugal vai realizar os três jogos na Eslovénia e estreia-se frente à Croácia, em 25 de março, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Koper, antes de rumar a Ljubljana para defrontar Inglaterra (28 de março, às 21:00 locais) e Suíça (31 de março, às 18:00).

A formação de Rui Jorge terá de terminar numa das duas primeiras posições do Grupo D para se qualificar para os quartos de final do Europeu de sub-21, que vai dispersar 16 seleções por quatro grupos e estava inicialmente previsto para ocorrer de 09 a 26 junho.

Disposto por quatro cidades húngaras e outras tantas eslovenas, o torneio viu o formato ser remodelado devido ao adiamento do Campeonato da Europa sénior de 2020 para 2021, por força das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19.

Lista de 23 convocados:

- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton, Ing) e Luís Maximiano (Sporting).

- Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (Famalicão), Diogo Dalot (AC Milan, Ita), Pedro Pereira (Crotone, Ita), Thierry Correia (Valência, Esp), Tiago Djaló (Lille, Fra) e Tomás Tavares (Farense).

- Médios: Daniel Bragança (Sporting), Fábio Vieira (FC Porto), Filipe Soares (Moreirense), Florentino Luís (Mónaco, Fra), Gedson Fernandes (Galatasaray, Tur), Pedro Gonçalves (Sporting) e Vítor Ferreira (Wolverhampton, Ing).

- Avançados: Dany Mota (Monza, Ita), Francisco Trincão (FC Barcelona), Francisco Conceição (FC Porto), João Mário (FC Porto), Gonçalo Ramos (Benfica) e Tiago Tomás (Sporting).

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.