Este artigo tem mais de 12 anos
Os croatas empataram e lideram, provisoriamente, o Grupo C do Euro2012 com quatro pontos, ficando a aguardar o resultado da Espanha.
A Itália empatou, esta quinta-feira, com a Croácia a um golo, em jogo correspondente à segunda jornada do Grupo C, disputado no Estádio de Poznan. O italiano Andrea Pirlo e o croata Mandzukic marcaram os golos do encontro.
Desde a desintegração da Jugoslávia, nos anos 90, que a Itália não consegue bater a sua congénere croata. Em seis encontros, registou três empates e três derrotas. A Croácia vai no seu terceiro Europeu consecutivo e curiosamente só falhou o Euro2000, aquele em que os italianos chegaram à final.
A Croácia vinha de uma vitória moralizadora por 3-1 sobre a República da Irlanda, enquanto os italianos tinham empatado a um golo contra a Espanha. Depois do primeiro encontro dos croatas, percebeu-se que a formação comandada por Slaven Bilic estava neste Euro2012 para se intrometer entre os favoritos Itália e Espanha no Grupo C.
A Itália demonstrou, esta quinta-feira, no desafio da segunda jornada do Grupo C, o porquê de ser considerada como uma das favoritas a vencer os torneios europeus. Mesmo tendo empatado ante a Croácia, a Itália parte para a terceira jornada como um forte candidato a chegar aos quartos de final.
Concentrada e certeira, a Itália dominou a primeira parte do encontro em Poznan, tendo conseguido marcar aos 39 minutos, na conversão de um livre direto. O autor foi Andrea Pirlo, de 33 anos, que, com um remate certeiro, conseguiu colocar a bola dentro da baliza de Pletikosa.
No entanto, a Croácia continuou a dar boa réplica do que tinha feito no primeiro jogo mas a defesa transalpina foi sendo muito muito eficaz.
Na segunda parte, aos 60 minutos, Mario Balotelli esteve perto de fazer o segundo em Poznan, com a bola rematada pelo jogador do Manchester City a passar a centímetros da barra.
A Itália não marcou e Mario Mandzukic, que já tinha bisado no encontro anterior, aproveitou para fazer o golo do empate aos 72 minutos, depois de um cruzamento de Strinic, e com o jogador do Wolfsburgo a fuzilar perante Buffon.
Até ao final do encontro, a Croácia foi a equipa que esteve mais perto de sair de Poznan com os três pontos, mas terminou a segunda jornada com quatro.
A Croácia encabeça provisoriamente o Grupo C, enquanto a Itália fica-se pelos dois. Em caso de vitória sobre a República da Irlanda, a Espanha junta-se aos italianos na frente do agrupamento.
Comentários