Portugal é claro favorito ao primeiro lugar do Grupo F da fase final de Euro2016 de futebol, embora Áustria e Islândia possam complicar a tarefa lusa, enquanto a Hungria aparece como a formação mais ‘frágil'.

Se a experiência garantisse vitórias, a seleção nacional, que vai disputar o seu sétimo Europeu, sexto consecutivo, já tinha lugar marcado nos oitavos de final da competição, tal a diferença para os seus três adversários.

A Áustria apenas conta com uma participação, em 2008, como coanfitriã, tendo caído na fase de grupos sem vitórias, e a Hungria já não sabe o que é estar num campeonato da Europa desde 1972. A Islândia vai fazer a sua estreia absoluta.

Em teoria, Portugal, vice-campeão em 2004 e semifinalista na última edição, tem todas as condições para realizar uma fase de grupos inteiramente vitoriosa, embora a campanha que Áustria e Islândia efetuaram durante o apuramento possa servir de aviso para Fernando Santos e companhia.

Liderados pelo suíço Marcel Koller, os austríacos, que defrontam a formação lusa na segunda jornada, a 18 de junho, foram superiores a Rússia e Suécia no Grupo G e apenas cederam um empate em todo o seu percurso. Melhor, só mesmo a Inglaterra, que fez o pleno de triunfos no agrupamento E.

Titular indiscutível no Bayern Munique, o defesa/médio David Alaba é grande figura desta seleção, tendo marcado por quatro vezes durante a qualificação, mas o goleador de serviço é Marc Janko, ex-jogador do FC Porto, que assinou sete golos em toda a campanha.

O avançado encaixa perfeitamente numa seleção que, apesar de não ser muito desenvolvida tecnicamente, promete ser uma ameaça, sobretudo devido ao seu poderio físico e também ao perigo que cria nas bolas paradas.

A Islândia, que será o primeiro adversário de Portugal, a 14 de junho, vai viver o seu primeiro Europeu, mas no banco terá o sueco Lars Lagerback, que em França se vai tornar o treinador com mais presenças na prova, com quatro.

O principal ‘cartão de visita' dos islandeses acaba por ser a surpreendente eliminação da Holanda no apuramento, num grupo que incluiu ainda a República Checa, que foi primeira classificado, e Turquia, que teve que ir ao ‘play-off' para poder estar no Europeu.

A Islândia, com o médio Gylfi Sigurdsson como ‘estrela' da equipa, só não venceu o Grupo A porque tropeçou nos últimos três jogos, tendo somado dois empates e uma derrota.

Mesmo assim, com um futebol que assenta sobretudo na rapidez do contra ataque e na facilidade de remate dos seus jogadores, os islandeses asseguraram o segundo lugar e garantiram o seu primeiro Europeu.

Na última jornada do Grupo F, Portugal vai ter pela frente a Hungria, uma seleção que se apurou via ‘play-off', depois de ter alcançado o terceiro lugar do seu agrupamento.

Ao contrário de Áustria e Islândia, os magiares estiveram longe ser brilhantes no apuramento, mas acabaram por ‘despachar' a Noruega no ‘play-off’, com triunfos nos dois jogos (1-0 em Oslo e 2-1 em Budapeste).

Com o alemão Bernd Storck no comando, depois de Attila Pinter ter comandado a equipa no primeiro jogo de qualificação e Pal Dardai nos cinco seguintes, a Hungria vive sobretudo da inspiração do esquerdino Balasz Dzsudzsak, um exímio marcador de bolas paradas.

O Euro2016 arranca a 10 de junho e termina a 10 de julho.

- Calendário do Grupo F:

Data Local Jogo

14/06 Bordéus Áustria - Hungria, 17:00.

14/06 Saint-Étienne Portugal - Islândia, 20:00.

18/06 Marselha Islândia - Hungria, 17:00.

18/06 Paris Portugal - Áustria, 20:00.

22/06 Paris Islândia - Áustria, 17:00.

22/06 Lyon Hungria - Portugal, 17:00.

Nota:Horas em Lisboa (mais uma em França).