A Geórgia vai fazer a sua estreia em fases finais de Europeus de futebol. Independente desde 1991, a Geórgia consegue marcar presença na sua primeira grande competição de futebol, onde tentará mostrar que o seu apuramento não foi obra do acaso. Portugal, Turquia e Chéquia serão os adversários no Grupo F.

Como se apurou para o Campeonato da Europa de 2024

A Geórgia terminou apenas no 4.º posto do Grupo A, atrás de Espanha e Escócia, as apuradas, e ainda da Noruega, mas conseguiu o apuramento para os play-off graças a Liga das Nações 2022/23, ao vencer o 4 da Liga C. Na primeira meia-final, os georgianos derrotaram o Luxemburgo por 2-0, com dois golos de Budu Zivzivadze. Na final, a Geórgia surpreendeu e derrotou a Grécia, campeã em 2004, nas grandes penalidades por 4-2.

Na fase de grupos, venceu o Chipre por duas vezes, empatou com a Noruega e a Escócia, ambos em casa, tendo também sido goleado por 7-1 pela Espanha duas vezes, em casa e fora, ou seja, 14 golos sofridos em apenas dois jogos com os espanhóis.

Quem é o selecionador?

Ocupando o lugar 75 do ranking da FIFA, a Geórgia fez história graças ao grande trabalho do selecionador Willy Sagnol, antigo lateral internacional francês. Depois de trabalhos nos sub-20 e sub-21 da França, o antigo jogador do Bayern Munique assumiu a seleção georgiana em 2021, numa carreira que conta com duas épocas no Bordeaux como técnico principal e uma no Bayern Munique como treinador-adjunto. Sagnol fez a equipa acreditar, a seleção evoluiu a ponto de vencer o seu grupo na Liga das Nações, à frente de Kosovo, Irlanda do Norte e Chipre.

Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?

Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Guram Kashia e Giorgi Mamardashvili (10 jogos jogos),
Melhores marcadores na fase de qualificação: Khvicha Kvaratskhelia (4 golos)
Mais assistências na fase de qualificação: Giorgi Chakvetadze (3)

Com jogadores espalhados pela Europa, a Geórgia aposta no guarda-redes Giorgi Mamardashvili, que atua no Valência, para continuar a progredir. No entanto, a estrela da equipa é o jovem fantasista Khvicha Kvaratskhelia, de 23 anos. O mágico do Nápoles fez uma época aquém do esperado, depois de ter brilhado no título dos napolitanos em 2022/23.

O jovem defesa Giorgi Gocholeishvili do Shakhtar Donetsk, os avançados Zura Davitashvili do Bordéus e Georges Mikautadze do Metz são jogadores a ter debaixo de olho.

Os 26 convocados da Geórgia

 - Guarda-redes: Luka Gugeshashvili (Qarabağ), Giorgi Loria (Dinamo Tbilisi), Giorgi Mamardashvili (Valencia)

 - Defesas: Lasha Dvali (APOEL), Giorgi Gocholeishvili (Shakhtar Donetsk), Giorgi Gvelesiani (Persepolis), Otar Kakabadze (Cracovia), Guram Kashia (Slovan Bratislava), Solomon Kverkvelia (Al-Okhdood), Luka Lochoshvili (Cremonese), Jemal Tabidze (Panetolikos)

 - Médios: Sandro Altunashvili (Wolfsberger), Giorgi Chakvetadze (Watford), Zuriko Davitashvili (Bordeaux), Otar Kiteishvili (Sturm Graz), Giorgi Kochorashvili (Levante), Nika Kvekveskiri (Lech Poznań), Saba Lobjanidze (Atlanta United), Anzor Mekvabishvili (Universitatea Craiova), Gabriel Sigua (Basel), Levan Shengelia (Panetolikos), Giorgi Tsitaishvili (Dinamo Batumi)

 - Avançados: Khvicha Kvaratskhelia (Napoli), Giorgi Kvilitaia (APOEL), Georges Mikautadze (Metz), Budu Zivzivadze (Karlsruhe)