O presidente francês, François Hollande, considerou que o Euro2016, que se inicia hoje em França, será “uma festa da ideia europeia” e não apenas uma celebração do futebol.

“Vai ser uma festa do futebol, mas também uma festa da ideia europeia de celebração, que vai bem mais longe do que as fronteiras”, disse Hollande.

A poucas horas do arranque do Euro2016, com o encontro entre a anfitriã França e a Roménia, o chefe de estado brincou, dizendo que os franceses gostam bastante da Roménia, “mas só até certo ponto”.

“Vão vi equipas que são representantes de países membros da União Europeia, se decidirem continuar”, disse Hollande, em referência ao Reino Unido, que decidirá a 23 de junho se continuam na UE.

Hollande disse ainda que “o Reino Unido tem sempre particularidades”, como o facto de estar representado no Euro2016 por três equipas – Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

“E depois há os países que estão nesta grande competição que é o Europeu e que não são membros da União Europeia, como a Turquia, mas também a Rússia e Albânia, embora a Albânia seja candidata [à adesão]”, disse Hollande, justificando que é por isso que considera o Euro2016 uma festa europeia.