A Taça de Inglaterra será a primeira competição inglesa a usar a tecnologia de fora de jogo semiautomático, ferramenta que já é utilizada em provas da UEFA com Liga dos Campeões, europeus de seleções e ainda em provas da FIFA como o último Mundial de Futebol.

A tecnologia é mais fiável e mais rápida do que traçar linhas pelo vídeo-árbitro. O fora de jogo semiautomático devia ser implementado na Premier League no final de 2024, mas acabou por ser adiada. O seu uso 5.ª ronda Taça de Inglaterra servirá de teste para possível passagem para a Premier League.

"Se este teste for bem-sucedido, a Premier League irá considerar implementar o sistema ao longo desta temporada", afirmou a competição inglesa, em comunicado.

"O fora de jogo semiautomático proporcionará uma localização mais eficiente das linhas de fora de jogo, com base no rastreio óptico do jogador e na produção de gráficos virtuais que garantem uma melhor experiência no estádio e na transmissão para os adeptos. Este sistema não altera a precisão das decisões, mas melhora a velocidade e a eficiência do processo", acrescentou o comunicado .

Assim, a Taça de Inglaterra, competição de futebol mais antiga do Mundo, passa de uma situação de nenhum apoio tecnológico à arbitragem nas quatro rondas anteriores para ter VAR e fora de jogo semiautomático, a partir da 5.ª ronda.

A 5.ª ronda da Taça de Inglaterra está marcado para o 1.º de março e terá um duelo entre treinadores portugueses no Manchester United vs Fulham.

Jogos dos oitavos de final da Taça da Inglaterra:

Preston - Burnley

Aston Villa - Cardiff

Crystal Palace - Millwall

Manchester United - Fulham

Newcastle - Brighton

Bournemouth - Wolves

Manchester City - Plymouth

Nottingham Forest - Ipswich Town