O Manchester United foi, na noite desta quinta-feira, vencer por 3-0 ao terreno do Derby County, equipa que milita no Championship, segundo escalão do futebol inglês, garantindo o apuramento para os quartos de final da Taça de Inglaterra, onde vai defrontar o Norwich, 'carrasco' do Tottenham de José Mourinho.

Bruno Fernandes voltou a ser titular nos 'red devils' - tal como Diogo Dalot - mas desta feita ficou 'em branco' e quem brilhou foi outro reforço de inverno da turma de Manchester, Odion Ighalo, que bisou na partida já depois de Luke Shaw ter inaugurado o marcador, com um grande golo.

Num jogo que gerou muitas expectativas sobretudo por marcar o reencontro de Wayne Rooney, que em janeiro assinou pelo Derby Countuy, com a sua antiga equipa, a turma da casa até entrou melhor no encontro e Rooney teve oportunidade de fazer desta uma noite (ainda mais) inesquecível para si quando, aos 18 minutos, na transformação de um livre direto, obrigou Romero, esta noite titular na baliza do United, a efetuar a defesa da noite.

Já antes o Derby tinha estado perto do golo, num remate de Sibley que saiu a milímetros do alvo. Mas, aos poucos, com Bruno Fernandes a pautar o jogo de ataque da equipa. o United foi crescendo na partida. Aos 21 minutos, numa grande iniciativa individual, o português foi à linha de fundo cruzar na perfeição para Ighalo. que contudo falhou o pontapé de bicicleta.

O primeiro golo da partida acabou por surgir aos 34 minutos, num grande remate de Luke Shaw, no seguimento de um lance em que Lingard e Bruno Fernandes também tentaram a sua sorte. Depois de o português ver o seu disparo interceptado, a bola sobrou para o lateral-esquerdo, que de primeira rematou, fazendo a bola embater no chão e sobrevoar o guarda-redes contrário, entrando o ângulo superior mais distante.

O 2-0 não tardou. Aos 41 minutos, Shaw fez, desta feita, a assistência para Ighalo que, depois de resistir à pressão de dois adversários, finalizou bem, sem hipóteses para Roos. Rooney voltou a aparecer em cima do intervalo, mas desta feita por motivos menos bons: para ver uma cartolina amarela, por uma entrada mais dura.

A segunda parte foi decorrendo com o United a controlar o encontro e deu até para Ole Gunnar Solskjær fazer descansar Bruno Fernandes, substituindo o português à passagem da hora de jogo, com Andreas Pereira a entrar para o seu lugar. Até porque vem aí, no fim de semana, o dérbi de Manchester com o City.

O terceiro golo, ainda assim, apareceu logo depois. Ighalo, tal como Bruno Fernandes contratado pelo United no mercado de inverno, bisou na partida, que após boa jogada de entendimento com Mata conseguiu, à segunda, marcar, com um remate forte para o fundo das redes.

Com a eliminatória decidida, o jogo caminhou calmamente para os minutos finais, 'o momento' quase aconteceu. Uma vez mais na transformação de um livre, Rooney rematou na perfeição, mas Romero, com nova defesa extraordinária, voltou  negar-lhe o golo. Talvez até alguns adeptos do United estivessem a torcer para que tivesse sido mesmo golo.

Rooney, agora no Derby County, esteve perto de marcar ao United
Rooney, agora no Derby County, esteve perto de marcar ao United créditos: AFP or licensors

Para além do Norwich-Manchester United, nos quartos de final da Taça de Inglaterra vão ainda medir forças Leicester-Chelsea, Newcastle-Manchester City e Sheffield United-Arsenal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.