A poucos dias do arranque oficial da época 2019/2020, Luís Andrade, treinador do Benfica, promete que o clube vai lutar pela conquista de todas as competições nacionais do futebol feminino no seu ano de estreia na I Liga.
Depois de uma época em que conquistou o campeonato da II Divisão, apenas com vitórias e muitas goleadas, e a Taça de Portugal, a equipa hoje comandada por Luís Andrade é uma estreante no escalão mais alto do futebol feminino português. Apesar desse estatuto, o técnico diz que tudo foi preparado para poder neste primeiro ano discutir o título de campeão nacional.
“Fizemos uma excelente pré-época, em que identificámos e trabalhámos o nosso sistema tático e a nossa ideia de jogo, reforçámos bem algumas posições mais fragilizadas e o objetivo é lutar pela conquista de todas as competições”, disse à agência Lusa.
Apesar de frisar que o lema das ‘águias’ é “ganhar todas as competições que disputa”, Andrade reconhece que esta época vai colocar desafios novos às suas jogadoras depois, da época de sucesso na II Divisão.
“Na primeira divisão há mais competitividade e outro nível de experiência. Claro que temos as nossas armas e o objetivo é vencer o campeonato, mas não podemos esquecer que são 12 equipas muito competitivas, entre as quais está um super Sporting de Braga, que recentemente conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões, e o Sporting, que tem a maioria das suas jogadoras no 11 da seleção nacional. Isto para dizer que vai ser uma liga muito competitiva e certamente muito mais difícil do que no ano passado”, avisa o técnico, que adianta ainda que “com respeito e humildade” tudo vão fazer por “novas conquistas”.
Sobre o desafio de orientar o conjunto ‘encarnado’, Andrade, até aqui coordenador técnico, diz-se “muito satisfeito” com a oportunidade que o Benfica lhe deu e promete muito trabalho e motivação.
Sobre a chegada do Benfica ao mais alto escalão do futebol feminino e ao contributo que o clube pode dar à modalidade, o treinador não tem dúvidas de que o emblema da Luz já catapultou o futebol feminino para outro patamar.
“O Benfica trouxe ao futebol feminino uma evolução. É um emblema que arrasta multidões, há adeptos em todo o lado em que jogamos, e portanto é já visível que veio valorizar muito a modalidade”, constatou Luís Andrade.
Comentários