A Seleção portuguesa feminina de futebol está de volta ao Bessa, 40 anos depois. As lusas medem forças com a sua congénere da Ucrânia no estádio do Boavista, no dia 7 de julho, no último encontro da 'armada' de Francisco Neto antes da viagem para a Nova Zelândia, onde vai disputar o Mundial2023.

No Mundial2023, Portugal vai defrontar as seleções de Estados Unidos (23 de julho), Países Baixos (27 de julho) e Vietname (1 de agosto) no Grupo E.

A Equipa das Quinas jogará pela segunda vez na sua história no Estádio do Bessa, após a estreia há 40 anos, em 24 de junho de 1983, diante da Itália.

A Federação Portuguesa de Futebol divulgará oportunamente todas as informações relativas ao horário e aos bilhetes do jogo entre Portugal e Ucrânia.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, aplaude o regresso da Seleção Nacional à casa do Boavista, um dos berços do futebol feminino português.

"O Porto, a cidade das primeiras campeãs nacionais de futebol, vai oferecer o seu tradicional e entusiástico apoio à Seleção Nacional, no seu último jogo de preparação em território português, antes da partida para o Campeonato do Mundo. Estou convicto de que estas futebolistas tudo farão para honrar o nosso País e o nosso futebol, na Nova Zelândia e na Austrália, para onde rumarão poucos dias depois. O Estádio do Bessa, casa do Boavista Futebol Clube, que acolherá este jogo de preparação, é um dos berços do futebol feminino português. Será aí que mostraremos às nossas selecionadas o orgulho que a cidade do Porto sente por elas", disse o autarca, citado pela FPF.

Já o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, congratula-se por receber mais um encontro da Seleção no distrito do Porto.

"É com satisfação que a Associação de Futebol do Porto vê a nossa Seleção A Feminina a disputar mais um jogo no seu distrito. Esta equipa já fez história ao conseguir o apuramento para a fase final de um Campeonato do Mundo pela primeira vez e espero que este jogo no Estádio do Bessa, o último antes de viajarem para a Nova Zelândia, seja um ponto de partida para uma campanha de sucesso e que as nossas atletas continuem a dignificar a bandeira de Portugal", comentou.

A escolha do Bessa também mereceu um comentário do presidente do Boavista FC, Vítor Murta.

"É com uma enorme honra que o Boavista FC vai receber no seu estádio a Seleção Nacional Feminina A, que está de parabéns pela histórica qualificação para o próximo Campeonato do Mundo. O Boavista FC, que se orgulha de ser um dos pioneiros do futebol feminino em Portugal, assim como um dos clubes mais titulados a nível nacional, volta a receber, 40 anos depois, um jogo da Seleção Feminina A no Estádio do Bessa Séc. XXI, que reúne todas as condições para proporcionar um grande espetáculo e um excelente ambiente nas bancadas. Aproveito ainda a oportunidade para felicitar a Federação Portuguesa de Futebol pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar no desenvolvimento do futebol feminino, que, no caso do Boavista FC, conta atualmente mais de 100 praticantes nos mais diversos escalões", atirou, citado pela FPF.