Itália

A Roma, treinada pelo português Paulo Fonseca, impôs-se por 3-0 na receção à Udinese e subiu ao terceiro lugar da liga italiana de futebol.

O AC Milan saiu hoje derrotado em casa do Spezia por 2-0. Pelo emblema de Milão jogaram de início dois internacionais sub-21 portugueses, Diogo Dalot, que cumpriu os 90 minutos, e Rafael Leão, que foi substituído aos 64 minutos pelo veterano croata Mário Mandzukic.

A Juventus de Cristiano Ronaldo perdeu com o Nápoles por 1-0. O internacional português Mário Rui não só foi titular na formação napolitana, como jogou durante os 90 minutos.

Invulgar o facto de Cristiano Ronaldo não ter marcado, mas mantém-se no comando da lista de melhores marcadores da Serie A com 16 golos, ainda que perseguido por três goleadores, como são Ciro Immobile, da Lazio, Romelu Lukaku, do Inter, e Zlatan Ibrahimovic, do AC Milan, todos com 14.

Inglaterra

O Arsenal bateu o Leeds por 4-2, com o internacional português Cédric Soares a jogar a titular no lado esquerdo da defesa arsenalista.

O máximo que o Leeds conseguiu fazer foi reduzir diferenças, graças aos golos de Pascal Struijk (58) e Hélder Costa (68), quando o Arsenal já vencia por 4-0. O extremo português não entrou de início, sendo apenas opção de Marcelo Bielsa após o intervalo.

Um grande golo do médio internacional português Bruno Fernandes, com um remate em vólei, foi insuficiente para o Manchester United, que empatou 1-1 em casa do West Bromwich.

O jogo grande da jornada inglesa colocou frente a frente Manchester City e Tottenham, com os ‘citizens’ a vencerem a equipa de José Mourinho por 3-0, num jogo que foi uma afirmação categórica do favoritismo que têm na corrida ao título. Guardiola deixou Rúben Dias no banco - central que tem sido muito elogiado na dupla que tem feito com John Stones -, mas contou com João Cancelo e Bernardo Silva de início.

O Wolverhampton, treinado por Nuno Espírito Santo, venceu fora o Southampton, por 2-1, com golos dos portugueses Rúben Neves e Pedro Neto, três dias depois de a equipa ter sido eliminada pelos ‘saints’ na Taça de Inglaterra (2-0).

O campeão Liverpool voltou a perder pela terceira jornada consecutiva, ao sair derrotado por 3-1 na visita ao Leicester, com o internacional português Ricardo Pereira a titular. Diogo Jota, que sofreu uma lesão no joelho em dezembro de 2020 no jogo com os dinamarqueses do Midtjylland, a contar para a Liga dos Campeões, só estará apto dentro de três semanas.

Espanha

O Bétis reforçou as suas ambições europeias com suado triunfo por 2-1 em casa do rival direto Villarreal, que à 23.ª jornada sofreu o primeiro desaire caseiro esta época.

Aos 83 minutos, William Carvalho entrou para ajudar a segurar a magra vantagem que poderia ter sido anulada aos 90+5, porém o árbitro não validou um golo do conjunto da capital, marcando, ao invés, duvidosa falta a seu favor.

O Levante de Ruben Vezo foi surpreendido em casa pelo Osasuna, que se impôs com golo solitário do avançado croata Ante Budimir, aos 74 minutos, cinco antes de Jose Moralez falhar o penálti que permitiria a igualdade.

Horas antes, o Real Madrid venceu o Valência por 2-0, enquanto o seu rival, que contou com Thierry Correia, Ferro e Gonçalo Guedes no onze titular, está mais perto da zona de descida do que das competições da UEFA.

O Atlético de Madrid, ainda sem o português João Félix (covid-19), ampliou para oito pontos a vantagem na liderança, com uma vitória por 2-1 na visita ao Granada. O guarda-redes Rui Silva e o defesa Domingos Duarte foram titulares nos granadinos – o jovem médio Domingos Quiná entrou no segundo tempo e João Costa voltou a ser o guarda-redes suplente

França

O Lille, que também contou com Renato Sanches, mas como suplente utilizado, mantém a liderança na Liga francesa de futebol, apesar de ter mostrado fragilidades ao empatar sem golos com o Brest, num jogo em que José Fonte, Xeka e Tiago Djaló foram titulares.

O Lyon, de Anthony Lopes, sofreu ante o Montpellier um inesperado revés por 2-1.

O Paris Saint-Germain, com Danilo a jogar os sete minutos finais, venceu o Nice (2-1), com o internacional português Rony Lopes a marcar pela equipa da Côte d' Azur, sem conseguir evitar a derrota da sua equipa no Parque dos Príncipes.

Alemanha

O avançado português André Silva abriu caminho à vitória do Eintracht Frankfurt diante do Colónia, ao apontar o primeiro golo do triunfo por 2-0, em jogo da 21.ª jornada da Liga alemã de futebol.

Coube ao avançado desbloquear o resultado já na segunda parte, com André Silva a ‘picar’ ligeiramente a bola à saída do guarda-redes, aos 57 minutos, tendo o central francês N’Dicka tranquilizado a equipa, aos 79, ao fazer o 2-0.

O internacional luso, de 25 anos, é o segundo melhor marcador da ‘Bundesliga’, com 18 golos, atrás do polaco Robert Lewandowski, autor de 26 remates certeiros, cuja equipa, o Bayern Munique apenas joga na segunda-feira, e à frente do norueguês Haaland (16 golos).

Grécia

O Panathinaikos venceu na receção ao líder destacado, o Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins, por 2-1, na 22.ª jornada da I Liga grega de futebol, e subiu provisoriamente ao terceiro lugar. Pelo Olympiacos foram titulares três jogadores portugueses, o guarda-redes José Sá, o central Rúben Semedo e o médio Tiago Silva e todos cumpriram os 90 minutos.

Ucrânia

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, atrasou-se na luta pelo título de futebol na Ucrânia, ao empatar sem golos na visita ao Kolos Kovalivka, no regresso do campeonato após a pausa de inverno.

Turquia

O Gaziantep, treinado pelo português Ricardo Sá Pinto, perdeu por 1-0 no estádio do Trabzonspor, em jogo da 25.ª jornada do campeonato turco de futebol, e ficou mais longe dos lugares de acesso às competições europeias.

Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, venceu na receção ao Fortaleza, por 3-0, na 36.ª jornada do Brasileirão, no primeiro jogo que disputa após a sua participação no Mundial de clubes de futebol.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.