Com um hat-trick do avançado Gelson, o 1º de Agosto reassumiu este domingo a liderança do Campeonato Angolano de Futebol (Girabola), ao vencer o Recreativo do Libolo por 3-1, em jogo da sétima jornada disputado no estádio 11 de Novembro. O avançado marcou o seu oitavo golo na prova e distanciou-se da concorrência na “corrida” pela bota de ouro.

Os “rubro-negros” ultrapassaram o Desportivo da Huíla, que liderava provisoriamente, e deram uma resposta importante à derrota sofrida na ronda anterior. Com uma primeira parte ao mais alto nível, os “militares” poderiam ter ido para o intervalo com uma vantagem folgada, uma vez que criaram inúmeras oportunidades de golo, mas os seus avançados foram perdulários.

Ary Papel, Geraldo e Gelson foram autênticas flechas apontadas à baliza do Libolo, nos primeiros 45 minutos, criando “pânico” na defensiva contrária. Aos 13, 21 e 25, o 1º de Agosto teve oportunidades de inaugurar o marcador, mas Ary, Ibukum e Gelson demonstraram ineficácia na finalização.

No entanto, aos 32 minutos, Gelson, depois de tanto domínio territorial e de posse de bola, colocou os “rubro-negros” em vantagem, com um remate de fora da área, fixando o resultado ao intervalo em 1-0 a favor da sua equipa.

Na etapa complementar, o Libolo aumentou o seu poderio ofensivo, substituindo o defesa Patacas pelo avançado Diawará, e sete minutos depois esteve próximo da igualdade, com Dominique a defender, em cima da linha do golo, um remate de Wires, já na pequena área.

A formação do Cuanza Sul passou a mandar no jogo, remetendo o adversário numa posição defensiva. Entretanto, numa jogada de contra-ataque, Sydney não consegue interceptar a bola, Gelson isola-se a partir do seu meio campo, corre até à grande área contrária e “bate” Ricardo Baptista pela segunda vez.

Com dois golos de desvantagem, os campeões nacionais apostaram todas as “cartas” no ataque e continuaram a dominar o encontro, mas a linha mais recuada do 1º de Agosto esteve certeira, defendendo e a lançar as bolas para as saídas rápidas ao contra-ataque de Ary e Gelson. Foi assim que os “militares” chegaram ao terceiro golo aos 86 minutos, com Gelson a concretizar uma jogada individual de Ary Papel.

O Libolo respondeu três minutos depois com golo de Diawará, que aproveitou uma desconcentração da defesa do 1º de Agosto, que pareceu relaxar com a vantagem de três bolas. Ainda assim, não foi suficiente para anular a desvantagem e consumou-se a vitória do 1º de Agosto por 3-1.