Com o adiamento para 2 de março do Recreativo do Libolo-Kabuscorp do Palanca, destaque da 2ª jornada, o 1º de Agosto e o Progresso do Sambizanga centralizam as atenções do Girabola2016 no fim-de-semana, no reviver de um velho 'dérbi' de Luanda.

Os militares tiveram um arranque vitorioso nesta 38ª edição do campeonato angolano, com uma vitória sobre o Benfica de Luanda, por 2-0, no jogo de destaque da ronda inaugural, enquanto os sambilas não passaram de um empate nulo (único da jornada) na receção do "regressado" Porcelana FC do Cuanza Norte.

No ano passado, na primeira volta, o 1º de Agosto, sob o comando técnico do jugoslavo Jovic Dragan, foi mais forte ao ganhar ao seu opositor, na altura orientado por Mário Calado, por 3-0.

Na história dos confrontos entre estas duas agremiações registam-se momentos em que estiveram em campo do lado dos "militares" Napoleão Brandão, Lourenço, Dongala, Sabino, Ivo, Zeca, Amândio, Ndunguidi e outros, enquanto nos sambilas pontificavam Luís Cão, Santo António, Salviano, Ferreira Pinto, Praia, Janguelito Santinho, entre outros.

No mesmo dia, no estádio municipal da cidade de Menongue, o 4 de Abril do Cuando Cubango, que este ano ascendeu ao escalão principal, será visitado pelo Benfica de Luanda. Na ronda anterior, ambos perderam.

Depois de se ter batido bem na ronda inaugural, no reduto do Petro de Luanda (derrota por 0-1), a formação do 4 de Abril apresenta-se ao seu público, o que aumenta as dificuldades dos "encarnados", que perderam com o 1º de Agosto (0-2).

O Petro de Luanda, que este ano se assume de novo como candidato à conquista do título, visita a Académica do Lobito, que perdeu fora na primeira jornada para o Atlético Sport Aviação (ASA), por 1-3.

O Progresso da Lunda Sul, sensação da edição anterior, com estreia deficiente nesta época no terreno do Interclube (derrota por 0-1), recebe no sábado o ASA, numa partida que se espera equilibrada, apesar da motivação dos aviadores pelo triunfo da jornada anterior.

Ainda no sábado, o Recreativo da Caála do Huambo tenta fazer melhor do que o desaire em casa do Kabuscorp, quando receber o Interclube (com vitória caseira apertada).

O Porcelana FC do Cuanza Norte, depois de um importante nulo fora, recebe a visita do promissor Desportivo da Huíla, no estádio dos Dinizes, na cidade de Ndalatando. A equipa militar da frente sul ganhou na primeira ronda ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 1-0.

Ficam adiados por envolvimentos nas Afrotaças os jogos Sagrada Esperança-1º de Maio de Benguela e Recreativo do Libolo do Cuanza Sul-Kabuscorp do Palanca.

Sete equipas partilham a liderança com três pontos: Recreativo do Libolo, Kabuscorp do Palanca, ASA, 1º de Agosto, Interclube, Desportivo da Huíla e Petro de Luanda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.