O 1º de Agosto deu um importante passo para a manutenção da segunda posição do Girabola2012, ao vencer Académica do Soyo, por 1-0, em jogo da 29ª jornada do Girabola, disputado no estádio 11 de Novembro, em Luanda.

Num confronto equilibrado e sob o signo de excesso de cartões (oito, dos quais dois vermelhos), o golo solitário foi marcado por Mingo Bille, aos 18 minutos, na cobrança de um penalty.

Inicialmente foram os donos de casa a dar o primeiro sinal de perigo, com Amaro a fazer a bola passar por cima da baliza dos académicos, quando decorriam 10 minutos.

Mingo Billé inaugurou o marcador ao cobrar um castigo máximo após derrube do seu companheiro Páizo pelo defesa Pik na grande área, prontamente sancionado pelo árbitro Hélder Martins.

Aos 20 minutos, Yano rende Guigui no ataque do Soyo. No minuto seguinte, Pik, bem posicionado, deixa-se desarmar na área do 1º de Agosto. Sete minutos depois, Madake, de cabeça obriga a uma defesa arrojada do guarda-redes militar Neblú.

No minuto trinta, o equilíbrio era patenteado, com ações ofensivas repartidas. Yano desvia um cruzamento mas para fora da baliza do 1º de Agosto. Idêntica situação acontece três minutos depois, também com o mesmo desfecho.

Em resposta, o jogador Banda, do 1º de Agosto, atira às malhas laterais em boa jogada atacante. Apesar disso, o desafio chega ao intervalo com vantagem mínima da equipa visitada.

No reatamento, maior ascendente para o Soyo, que substitui Ismael por Patrick, no seu setor ofensivo. Aos 58 minutos, o juiz do encontro anula um golo do Soyo, por alegado posicionamento irregular de Yano, que veio provocar protestos violentos por parte do banco do Académica do Soyo.

Aos 78, contrariedade na formação militar, com a expulsão de Banda. Do lado do Soyo também houve uma expulsão, com Lamy a ver a cartolina vermelha, por acumulação de amarelos, isso já na fase derradeira do jogo.