A Federação Angolana de Futebol (FAF) vai publicar o licenciamento dos clubes nas próximas semanas, onde vão constar as exigências que darão direito às equipas de participarem na primeira divisão.

A direção da FAF promete atuar com mais rigor, a partir da próxima época, a fim de acabar com os anúncios de desistência no Girabola Zap, bem como outras situações que mancham o futebol nacional.

Contudo, o presidente de direção do organismo, Artur Almeida e Silva, esclareceu que as equipas que anunciarem a desistência na prova, tal como as que não tiverem capacidade financeira para continuar, serão penalizadas.

“Serão bastante pesadas as penalizações no caso de equipas que anunciarem a desistência. Mas acredito que isso não vai acontecer no futuro porque elas têm que demonstrar capacidade financeira e de gestão para atenderem à primeira divisão. Para isso, vamos fazer sair o licenciamento dos clubes, onde haverá determinadas exigências para que possam estar na primeira divisão”, alertou.

Além disso, o responsável da FAF reforçou que o fair-play financeiro da CAF e FIFA obrigam os clubes a ter uma contabilidade mais organizada, de modo a não condicionar a época por falta de dinheiro.

Artur Almeida e Silva espera também que as direções dos três clubes que ascenderam à primeira divisão demonstrem melhor organização, capacidade financeira e espectáculo de qualidade.

Trata-se do estreante Casa Militar do Cuando Cubango, o regresso do Domant FC do Bengo e o Sporting de Cabinda, equipas que ainda procuram dinheiro para suportar as despesas na próxima época.

De recordar que, em 2016, o Sport Luanda e Benfica desistiu da primeira divisão por falta de capacidade financeira. Na sequência, o Domant FC, Santa Rita de Cássia, JGM do Huambo anunciaram a desistência pela mesma causa, mas continuaram até ao fecho do campeonato.

Nesta altura, as equipas que acusam problemas financeiros ainda não têm garantia de 70% do financiamento nos seus cofres para disputar a época 2018, para a qual a FAF quer usar um critério mais apertado a fim de realizar uma prova sem sobressaltos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.