Cruzamento "mágico" de Bua e golo solitário de Bobo conferiram triunfo ao 1º de Agosto sobre o Petro de Luanda (1-0), em jogo da 24ª jornada do Girabola2017, disputado domingo, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

Separados até então na classificação por dois pontos (1º de Agosto segundo com 51 e Petro líder com 53) os dois atletas repartem um momento ímpar no 74º clássico entre os intervenientes. Aos 75 minutos, o médio Bua cruza de letra o para remate do defesa Bobo, sem hipóteses para o guarda-redes petrolífero Gerson.

Antes, bem antes mesmo, aos seis minutos, Tiago Azulão, melhor marcador do campeonato com 14 golos, faz o esférico embater na barra transversal com o guarda-redes rubro-negro Tony Cabaça já batido.

Porém, o jogo entre as formações mais tituladas do Girabola (Petro/15 e 1º de Agosto/10) foi fértil em lances de bom futebol, além da alternância ofensiva e defensiva de ambas as partes.

Neste quesito, o da alternância, os “militares” tiveram maior tempo ofensivo e nem mesmo a substituição por lesão do atacante Rambé (Guelor aos 18'), segundo melhor marcador da prova com 11 golos, travou esta tendência. Do lado contrário, o brasileiro Tiago Azulão e Carlinhos protagonizaram as maiores ações de perigo.

A afluência do público, mais de 30 mil espectadores, apimentou ainda mais a partida na quadra e nas bancadas num jogo de emoções fortes, resultado daí a expulsão do técnico “tricolor”, o brasileiro Beto Bianchi, aos 59 minutos, por comportamento alegadamente fora das regras.

Antes do intervalo, Paizo deixou-se desarmar por Carlinhos que quase faz um “chapéu” a Tony Cabaça, mas na jogada seguinte, Schow responde com remate forte, mas para as nuvens da baliza petrolífera.

No reatamento registou-se ligeiro ascendente da equipa liderada pelo bósnio Jovic Draga, aproveitando uma baixa de intensidade dos pupilos do brasileiro Beto Bianchi.

Geraldo, dado como incerto, por estar a recuperar de uma lesão, substitui Vado (58'), conferindo nova dinâmica ao ataque do 1º de Agosto.

A perder e na tentativa de mudar a história do jogo, Carlinhos é substituído por Toni, no Petro, aos 78 minutos. Já do outro lado, para resguardar-se, o médio defensivo Macaia rende Bua, aos 83 minutos, jogador com características ofensivas.

Na fase derradeira, Nelson Luz ainda esteve próximo de fazer o segundo. O ponta-de-lança quase marca de cabeça com os petrolíferos a serem salvos por um defesa quando a bola se dirigia para a baliza desguarnecida, num jogo com registo de excessivos cartões amarelos (seis).

Com esta vitória, o 1º de Agosto, campeão em título, soma 54 pontos na liderança, mais um que o Petro, quando faltam seis jornadas para o fim do campeonato.