A próxima edição do campeonato angolano de futebol vai manter o mesmo formato, com 16 equipas e ainda sem a implementação da Liga profissional, decidiram no sábado os sócios da Federação Angolana de Futebol (FAF).

No comunicado divulgado hoje, após o encontro, os associados garantiram que a Liga profissional vai ser implementada, mas depois de cumpridos todos os pressupostos legais.

“Assim que estejam cumpridos os pressupostos legais e o Ministério da Juventude e Desportos reconheça o profissionalismo do futebol, deverão dar-se os passos subsequentes para o cumprimento do processo da implementação da futura Liga, com base na legislação do futebol em Angola”, lê-se na nota.

Em julho, o vice-presidente da Associação Angolana dos Clubes de Futebol (ANCAF), João Lusevikueno, tinha garantido, publicamente, que a Liga profissional de futebol em Angola arrancaria, pela primeira vez, em setembro deste ano.

A mesma Assembleia Geral Ordinária da FAF recomendou ainda que se estude, com profundidade, os moldes de alteração de disputa do campeonato angolano de apuramento ao Girabola, com o surgimento de uma terceira divisão, na próxima época.