CaCom golos de Careca, aos 27, e Deco, aos 37 minutos, o Recreativo da Caála derrotou hoje, domingo, no seu reduto, o JGM do Huambo, por 2-1, no dérbi do planalto central, pontuável para 5ª jornada da presente edição do Girabola.
Com o estádio quase lotado (perto de nove mil espectadores), os donos de casa entraram mais destemidos, com o objectivo de marcar nos primeiros minutos, ante um adversário que encontrou sérias dificuldades de adaptação.
Face a ocupação de mais espaço no terreno, os “caálenses” chegaram muitas vezes a área do opositor com jogadas perigosas, tendo aos dois minutos Miguel obrigado o guarda-redes Nuno a uma defesa extintiva, na sequência de desvio de cabeça a um cruzamento de Tchitchi.
Deco, aos 7 e 14 minutos, voltou a testar os reflexos de Nuno, com remates à meia distância, defendidos pelo guarda-redes dos “académicos”, que se mostrou em bom plano.
A partir daí, os visitantes tentaram equilibrar o desafio, com mais domínio de bola no meio campo, mas a defesa parecia estar insegura, com constantes perdas de bola na zona perigosa, tendo o Caála se adiantado no mercador aos 27 minutos, através de Careca, após desviar de cabeça o cruzamento de Deco.
Dez minutos depois (aos 37), Deco ampliou o resultado para dois zero, após rematar forte para o fundo da rede, concluindo uma jogada individual que contou com a permissividade do sector defensivo dos “académicos”.
Com ampliação do resultado, adivinhava-se uma goleada do Caála, porém, os donos da casa baixaram o seu caudal ofensivo e limitaram-se a defender, enquanto o JGM tentava a todo custo reduzir o resultado.
Aos 42 minutos, o JGM chegou mesmo ao golo por intermédio de Jó Paciência, castigando um corte mal feito pela defensa contrária.
Tal como nos últimos minutos da primeira parte, os donos de casa entraram no desafio a defender o resultado e, em algumas vezes, com jogadas de queima de tempo, ao passo que o JGM procurava povoar mais o sector ofensivo para igualar a partida.
Neste período, assistiu-se pouco espectáculo, com os guarda-redes sem trabalho, , apesar da intensidade dos avançados dos “académicos”, que por pouco não chegariam ao empate se no fosse a falta de finalização de Vivi, que aos 86 minutos deixou-se bater por Boneco, no seguimento de um cruzamento de Fukiamana.
Com este resultado, o Recreativo da Caála sobe da 13ª para a 9ª posição, com sete pontos, ao passo que o JGM – Académica Sport Clube do Huambo mantém-se na cauda da tabela classificava (16º e último lugar), com apenas um ponto.
Comentários