O 1.º de Maio fechou este sábado o trio de equipas despromovidas do campeonato de futebol angolano, ao empatar em Benguela com o ASA, numa jornada que consagrou o Libolo como novo campeão do Girabola.

A equipa de Benguela entrou para esta 29.ª jornada alimentando a esperança de permanecer no principal campeonato, necessitando para tal de vencer as duas últimas partidas, o que mesmo assim poderia não ser suficiente.

Contudo, a equipa do 1.º de Maio, vencedora por duas vezes do título nacional, não foi além de um empate a zero em casa com os "aviadores", também a necessitarem de pontuar.

Com este empate, o ASA confirma a permanência no Girabola. No sentido contrário, a equipa de Benguela junta-se ao Benfica de Lubango e ao União do Uíge na descida de divisão antecipada.

A jogar em casa, pela última vez esta temporada, o Recreativo do Libolo festejou em Calulo (Cuanza Sul), com os adeptos, o terceiro título nacional - confirmado em Luanda há uma semana -, vencendo o União do Uíge (2-1), partida que terminou com uma invasão de campo.

Apesar de derrotado pelo Petro de Luanda (1-0), o ainda campeão em título, Kabuscorp do Palanca, confirmou o segundo lugar, juntando-se ao Libolo no acesso às competições africanas.

Já o Benfica de Luanda desperdiçou a oportunidade de forçar o segundo lugar ao empatar em Cabinda (1-1) com os "leões" locais.