O campeonato angolano de futebol da 1ª divisão volta este sábado com a disputa da 24ª jornada, depois de 15 dias de paragem devido às eleições gerais em Angola e o compromisso dos Palancas Negras.

Nas partidas programadas, destaque para o jogo entre o Atlético Sport Aviação, quinto classificado (37 pontos), e o Kabuscop do Palanca, terceiro com 42.

A formação “aviadora” vive uma crise diretiva, face à decisão do tribunal provincial de Luanda que anulou as eleições no clube, ganhas por Manuela de Oliveira, a pedido de um grupo de sócios. Vai para este encontro preparada para dignificar o nome da agremiação.

Fruto desta situação, a equipa havia perdido por falta de comparência no estádio da Cidadela, em Luanda, para o Atlético do Namibe devido a problemas de salários e de prémios de jogos.  
O Kabuscorp, pelo posicionamento na tabela, tem possibilidades matemáticas para atingir a primeira posição e consequentemente a conquista do título, apesar da diferença de 13 pontos em relação ao líder, Recreativo do Libolo do Kwanza Sul.

O Libolo, por sua vez, tem também uma tarefa difícil na receção ao FC Bravos do Maquis do Moxico, sétimo com 32 pontos, contra 55 do oponente “comandante” desta competição.

Os campeões nacionais ainda não conheceram o sabor de derrota nesta prova, por isso, terão de travar esta batalha para conservarem a invencibilidade.

O 1º de Agosto, segundo com 46, desloca-se ao reduto do Sporting de Cabinda, penúltimo com 17. Os “militares” perseguem o título perdido em 2007 para o Interclube, enquanto os “leões” lutam para a fuga à despromoção. Os dois conjuntos têm a obrigação de vencer, sob pena de perderem o “barco” para os restantes concorrentes na conquista do título e da manutenção.

O Progresso do Sambizanga, oitavo, joga com o Benfica de Luanda, num “derby” provincial, na partida que vai marcar a abertura da ronda sexta-feira (18 horas), no estádio dos Coqueiros. Os “encarnados” somam 26 pontos e estão em 12º, contra 29 dos “sambilas” em oitavo.

O Sagrada Esperança da Lunda Norte, nono (29), será visitado pelo Atlético do Namibe, décimo (27), num desafio em que os dois conjuntos querem o triunfo para darem um passo rumo à manutenção.

O Santos FC enfrentará o Recreativo da Caála, na luta pela estabilidade. Os santistas somam 26 pontos, em 11º, mais três que o representante da província do Huambo, em 13º.

A Académica do Soyo, 14º posto (21), recebe o Nacional de Benguela, último com 15 pontos, numa partida que também está a ser aguardada com interesse.

A ronda fica concluída no próximo dia 24 no estádio 11 de Novembro, com o jogo entre o Petro de Luanda e o Interclube, devido ao envolvimento da formação da “polícia” na Taça da Confederação, onde joga em Cartum com El Hilal do Sudão esta sexta-feira.