O Recreativo do Libolo sagrou-se bicampeão angolano de futebol este domingo, beneficiando da derrota do 1º de Agosto frente ao Petro de Luanda, quando ainda faltam disputar três jornadas.

Depois de no sábado os homens da Vila do Calulo terem despachado o Sporting de Cabinda com um expressivo 7-0, a equipa ficou a espera de uma escorregadela do 1º de Agosto frente ao Petro no grande derby de Angola, algo que veio a acontecer.

O domínio do Clube Recreativo do Libolo no Girabola´2012 não sofre contestação. Os comandados de Zeca Amaral dominaram o principal campeonato de futebol de Angola de uma ponta a outra, alcançando um registo impressionante de 25 jogos sem perder na presente edição do Girabola.

Dos 27 jogos já disputados, a formação do Kwanza Sul venceu 18, empatou por oito vezes e apenas perdeu na jornada anterior, frente ao Santos em Luanda por 2-4.

A caminhada para o título começou apenas na segunda jornada, com uma vitória por 3-1 frente a Académica de Soyo no Calulo. O jogo da primeira jornada foi adiado devido a participação da equipa nas Afrotaças, jogo esse que o Libolo viria a empatar fora frente ao Sagrada Esperança a uma bola.

Os últimos empates frente ao Progresso de Sambizanga, 1º de Agosto, Recreativo de Caála e Nacional de Benguela, aliados a derrota frente ao Santos, ainda chegaram a levantar algumas dúvidas sobre o título da formação de Zeca Amaral mas a verdade é que os principais adversários, 1º de Agosto, Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca, não souberam aproveitar e foram também perdendo pontos, o que atesta da grande competitividade no Girabola.

Nos jogos frente aos grandes rivais na luta pelo título, o Recreativo do Libolo ficou sempre m vantagem. Empatou em casa com o Petro a zero bolas na 15ª jornada, venceu o Kabuscorp por 2-1 em Luanda na 5ª jornada e 2-0 em casa na 20ª ronda, bateu o 1º de Agosto por 1-0 em Luanda na 7ª jornada e empatou a zero bolas no Calulo na 22ª rodada. Ainda falta o jogo com o Petro, na última ronda, para fechar as contas do campeonato.

Mesmo quando não conseguiu vencer, a equipa de Zeca Amaral soube sofrer e não perder, ganhando pontos preciosos que lhe valeram a liderança destacada no Girabola´2012.

Para as últimas jornadas do Girabola está reservada uma luta intensa para os últimos lugares no pódio entre Petro de Luanda, 1º de Agosto e Kabuscorp. Os D´Agosto é segundo, com uma vantagem de pontos sobre o Kabuscorp, que é terceiro e tem mais pontos que o quarto, o Petro.