O Recreativo do Libolo venceu este domingo, em Luanda, o Kabuscorp do Palanca por 2-1, consolidando a liderança do campeonato angolano de futebol, no jogo de reencontro dos dois primeiros classificados do 'Girabola' de 2014.

Os dois golos da equipa campeã angolana em título surgiram logo na primeira parte, período de maior domínio do clube do Cuanza Sul, por intermédio de Fredy (sete minutos) e Diawara (17), enquanto o luso-angolano Jaime Poulson (ex-Paços de Ferreira) ainda conseguiu reduzir, aos 84 minutos, a favor da equipa do bairro do Palanca, levando a indefinição no marcador até final.

O angolano Miller Gomes, campeão na época passada pelo Recreativo do Libolo, recebeu a sua antiga equipa, agora no comando técnico do Kabuscorp, mas, com esta derrota e a nove pontos do líder, poderá ter comprometido o sonho da equipa de Luanda de recuperar o título conquistado em 2013.

No campeão em título, Gomes foi substituído no início da época por Sebastien Desabre. O francês deixou a equipa de Calulo no fim da primeira volta, tendo sido substituído pelo português João Paulo Costa (que já integrava o conjunto técnico) e que soma por vitórias os dois jogos nas novas funções.

À espreita do resultado do líder estava o Benfica de Luanda, isolado no segundo lugar e que enfrentou tarefa dura na viagem à província do Bengo, para defrontar o Domant FC, lanterna-vermelha da competição.

Num jogo muito complicado para os visitantes, foi o jovem Rúben, num remate forte, de fora da área, a marcar o golo das´'águias' de Luanda, garantindo os três pontos e a perseguição ao líder da tabela.

Em Luanda, os 'militares' do 1.º de Agosto receberam a Académica do Lobito, promovida nesta época ao principal campeonato de futebol de Angola, empatando a um golo. A equipa da capital está agora longe do desempenho da segunda metade da primeira volta, em que sensacionalmente saltou dos últimos lugares para a terceira posição.

No duelo dos 'progressos', o do Sambizanga recebeu e bateu, ainda no sábado, no centro de Luanda, o da Lunda Sul, do interior do país, por 4-1, encurtando a distância entre ambos para apenas dois pontos, na primeira metade da classificação.

A tentarem fugir aos últimos lugares, os 'aviadores' do ASA, equipa histórica do futebol angolano, foi ao interior empatar, sem golos, com os 'diamantíferos' do Sagrada Esperança, e mantém-se abaixo da linha de despromoção.

Resultados da 17.ª jornada:

- Sábado, 18 jul:

Sagrada Esperança - ASA, 0-0.

Sporting de Cabinda - Interclube, 1-0.

Progresso do Sambizanga - Progresso da Lunda Sul, 4-1.

1.º de Agosto - Académica do Lobito, 1-1.

- Domingo, 19 jul:

Kabuscorp do Palanca - Recreativo do Libolo, 1-2.

Bravos do Maquis - Petro de Luanda, 1-2.

Domant FC - Benfica de Luanda, 0-1.

Desportivo da Huíla - Recreativo da Caála, 1-1.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.