Continua a incógnita sobre quando Cristiano Ronaldo irá estrear-se pelo Al Nassr. Os fãs do emblema saudita estão impacientes para ver a estrela em ação mas o português de 37 anos só deverá jogar no dia 25 de janeiro, nas meias-finais da Supertaça da Arábia Saudita, em casa do Al-Ittihad Jeddah.
É que Cristiano Ronaldo terá de cumprir dois jogos de castigo, aplicado pela Federação inglesa de futebol, quando ainda estava no Manchester United, depois de um incidente no final de um jogo como Everton.
Em abril de 2022 o craque português deu uma pancada na mão de um adepto de 14 anos, que o filmava com o telemóvel e que acabou por cair no chão à entrada para o túnel. O gesto deu muito que falar em Inglaterra e obrigou a FA a abrir um inquérito, que culminou numa suspensão de dois jogos e multa de 50.000 libras (58.000 euros).
"[Cristiano Ronaldo] é suspenso para os próximos dois jogos de todas as competições internas em Inglaterra para os quais seja elegível, pelo Manchester United (ou outro clube)", indicaram as conclusões disciplinares da FA.
Desde então, o internacional português não mais alinhou pela formação de Manchester, pelo que o castigo ainda está por cumprir.
Além da questão o castigo, Cristiano Ronaldo também está impedido pelos regulamentos já que ainda não pode ser inscrito. O Al Nassr já preencheu a quota de jogadores estrangeiros no plantel, pelo que terá de rescindir com um dos craques da equipa para inscrever o português de 37 anos.
Cristiano Ronaldo tinha dito na terça-feira, durante a sua apresentação, que queria entrar em campo o mais rápido possível, começando pelo jogo em casa contra o Al Tai, inicialmente previsto para hoje e adiado para sexta-feira devido ao mau tempo.
Mas o avançado português é o nono estrangeiro contratado pelo Al-Nassr, superando o limite estabelecido pela federação saudita de futebol de oito jogadores de fora do país por equipa.
"O Al-Nassr não o inscreveu porque não tem uma vaga para um jogador estrangeiro. Um jogador estrangeiro tem que sair para que Ronaldo seja inscrito, através de uma transferência ou mediante a rescisão de contrato em comum acordo", declarou à AFP um dirigente do clube saudita, que pediu anonimato.
Entre os estrangeiros do a equipa estão os brasileiros Luiz Gustavo e Anderson Talisca, o colombiano David Ospina e o camaronês Vincent Aboubakar.
Mas segundo a imprensa saudita, o médio uzbeque Jalaluddin Masharipov é o jogador que poderá ser convidado a rescindir para que o português seja inscrito.
"As negociações estão em curso sobre a venda de um dos jogadores, mas ainda não estão na fase final", disse outro dirigente do clube.
O Al-Nassr não se pronunciou sobre a suspensão imposta a Cristiano Ronaldo em novembro, quando ele pertencia ao Manchester United. Esta suspensão, decidida pela comissão disciplinar da Federação Inglesa (FA), pode ser estendida a um novo clube, independentemente do país.
Recebido na terça-feira por 25 mil pessoas no estádio Mrsool Park de Riad, Cristiano Ronaldo afirmou que a sua chegada ao futebol saudita não supõe o fim da sua carreira, mas uma nova etapa na procura de recordes.
*Com AFP
Comentários