O campeonato dinamarquês de futebol, que está parado desde março, devido à pandemia do novo coronavírus, deve ser retomado em 29 de maio, após a realização de testes de despistagem a todos os jogadores, foi hoje anunciado.

“Sempre defendemos que é crucial encerrar a temporada atual, mas apenas se tal puder ser feito de maneira racional e que não coloque o sistema de saúde à prova”, refere num comunicado o diretor da liga dinamarquesa, Claus Thomsen.

Os jogos devem ser disputados à porta fechada, mas o Midtjylland, por exemplo, vencedor da liga dinamarquesa em 2018 e atual líder, já anunciou que planeia transmitir os seus encontros em casa em telas gigantes em frente ao estádio.

Esse projeto de transmissão será acompanhado de um protocolo de saúde muito rigoroso, que aguarda a luz verde das autoridades sanitárias dinamarquesas às quais foi submetido.

“Todas os intervenientes [jogadores, treinadores e pessoal técnico] serão testados antes da realização do primeiro jogo, após a paragem, e serão continuamente avaliados durante o resto da temporada”, refere o comunicado.

Com duas jornadas da fase regular ainda por cumprir, antes do acesso ao ‘play-off’ do título, a Liga dinamarquesa espera terminar a temporada de 2019/20 até 31 de julho.

Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 987 mil doentes foram considerados curados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.