Um quarto jogador do Dresden acusou positivo à covid-19, anunciou hoje o clube da II Liga alemã de futebol, que falhou o regresso do campeonato por já se encontrar em quarentena desde 09 de maio.

O mais recente caso de covid-19 no plantel do Dresden, último classificado da II liga alemã, foi detetado à quinta ronda de testes. Uma outra pessoa próxima de um elemento do ‘staff’ também testou positivo. Por razões de privacidade os nomes não foram revelados.

O plantel do Dresden encontra-se a cumprir um período de 14 dias de quarentena desde 09 de maio, depois de dois jogadores terem testado positivo, o que elevou o total de infetados para três. Os novos infetados vão ter de iniciar nova quarentena.

O Dresden, num comunicado no seu sítio, refere que os três jogadores que deram positivo anteriormente ficaram isentos da quarta e quinta rondas de testes e poderão regressar aos treinos no sábado, integrados no restante plantel.

“Isto mostra que o departamento de saúde do Dresden agiu de maneira absolutamente responsável e correta com a medida, muito discutida, de colocar a nossa equipa de quarentena em casa”, disse o médico do clube, Onays Al-Sadi.

Ainda de acordo com o médico do Dresden, a medida “permitiu quebrar a cadeia de infeção num estágio inicial” e o clube tinha que “esperar para ver se novos casos vinham à tona na quinta série de testes”.

O Dresden falhou no último domingo o regresso à competição em casa do Hannover, por causa do período de quarentena, tendo o jogo sido adiado para 03 de junho. A nova data para retomar a competição é 31 de maio, na receção ao Estugarda.

A Bundesliga foi o primeiro grande campeonato europeu a retomar a competição desde que a pandemia de covid-19 obrigou à suspensão, com jogos à porta fechada e severas medidas sanitárias.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.

A Alemanha regista quase 180.000 resultados positivos para o vírus, com mais de 8.000 mortes, de acordo com a última contagem da Universidade Johns Hopkins.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.