Foi um fim de semana de altos e baixos para os portugueses lá fora: Paulo Fonseca foi derrotado em casa para o campeonato italiano, Mourinho e Nuno Espírito Santo foram obrigados a um segundo jogo na Taça de Inglaterra, enquanto André Villas Boas e Paulo Sousa seguiram em frente na Taça de França.
La Liga
Com Nélson Semedo desde os 80 minutos, o Barcelona empatou a dois golos no dérbi da Catalunha, diante do último classificado Espanhol, e divide agora a liderança do campeonato com o Real Madrid, que bateu o Getafe (3-0) fora de portas.
Já o Atlético Madrid apanhou o Sevilha no terceiro posto, ao vencer na receção ao Levante, por 2-1, com tentos de Angel Correa (13) e Felipe (18), enquanto Marti Roger (16) marcou para os visitantes, num jogo que teve João Félix a titular nos 'colchoneros' e o compatriota Hernâni nos ‘granotas’. A equipa de Diego Simeone tem os mesmos pontos do Sevilha de Lopetegui, que empatou em casa com o Athletic Bilbau (1-1) – Daniel Carriço foi titular e saiu no arranque para o segundo tempo.
Já o Valência venceu por 1-0 o Eibar, que contou com Paulo Oliveira de início - foi expulso por acumulação de cartões amarelos aos 90+1 -, e igualou os 31 pontos da Real Sociedad, quinta classificada.
Depois de duas derrotas, o Granada regressou aos triunfos batendo o Maiorca por 1-0, com Rui Silva e Domingos Duarte a titulares. Os andaluzes ocupam o 10.º posto, com 27 pontos.
Serie A
A 18.ª jornada só encerra esta segunda-feira – Juventus, Inter e Milan ainda não jogaram – pelo que o destaque, para já, vai para a derrota da Roma de Paulo Fonseca em casa, diante do Torino (0-2).
A formação do técnico luso viu, assim, a Lazio ‘fugir’ no terceiro posto (venceu no terreno do Brescia) e tem agora uma diferença de quatro pontos para o rival da capital italiana, numa tabela classificativa liderada de forma partilhada por Inter de Milão e Juventus, ambos com 42 pontos, mas menos um jogo.
Destaque ainda para o triunfo do Hellas Verona de Miguel Veloso (cumpriu os noventa minutos) no terreno da SPAL, por 2-0. A equipa de Verona ocupa, neste momento, o 10.º posto, com 22 pontos.
Taça de Inglaterra
O Tottenham, de José Mourinho, vai ser obrigado a um segundo jogo para se tentar qualificar para os 16 avos de final da Taça de Inglaterra, depois de empatar 1-1 em casa do secundário Middlesbrough.
Os ‘spurs’ somaram o terceiro encontro seguido sem vencer em todas as competições e estiveram a perder, a partir dos 50 minutos, quando Ashley Fletcher deu vantagem aos anfitriões. Lucas Moura, aos 61, levou a eliminatória para o jogo de desempate.
No jogo de maior destaque da ronda, Wolverhamphton e Manchester United ficaram-se pelo nulo no Moulinex Stadium, pelo que o apuramento vai agora ser decidido num segundo jogo em Old Trafford.
A turma de Nuno Espírito Santo contou com três jogadores portugueses de início - Rúben Neves, Rúben Vinagre e Pedro Neto -, com João Moutinho a saltar do banco no segundo tempo. Do lado do United também houve um português em campo: Diogo Dalot entrou para jogar os dez minutos finais.
Com Bernardo Silva e João Cancelo titulares, o Manchester City afastou o modesto Port Vale, do quarto escalão, com um triunfo por 4-1. Já o Nottingham Forest, do Championship, com Tobias Figueiredo, João Carvalho, Alfa Semedo e Yuri Ribeiro a titulares, não resistiu ao favoritismo do Chelsea e saiu de Stamford Bridge com uma derrota por 2-0.
Domingos Quina foi titular no Watford, que esteve a vencer o Tranmere Rovers por 3-0, contudo, após a saída do português, aos 61 minutos, o conjunto do terceiro escalão igualaria 3-3 e obrigaria assim a um segundo jogo, agora no seu reduto.
Com Cédric Soares a entrar aos 75 minutos, o Southampton afastou o Huddersfield com um 2-0; o Fulham, de Ivan Cavaleiro, impôs-se ao primodivisionário Aston Villa com 2-1; e o Leicester de Ricardo Pereira afastou o Wigan, do Championship, por 2-0.
Taça de França
O Marselha, de André Villas-Boas, sofreu para avançar para os 16 avos de final da Taça de França, necessitando do desempate através de grandes penalidades para eliminar o Tressilac, da quarta divisão.
Depois do 1-1 no fim dos 90 minutos e do prolongamento, que os marselheses jogaram com menos um jogador, por expulsão, por acumulação de cartões amarelos, do defesa japonês Hiroki Sakai (90+1), o Marselha venceu por 4-2 nos penáltis.
O Lille também avançou na prova, ao vencer por 3-2 em casa do modesto Raon-L’Etape, da quinta divisão. Com Xeka e Renato Sanches também titulares, José Fonte marcou o segundo golo do triunfo do Lille, que chegou a estar perder por três.
O Bordéus de Paulo Sousa também seguiu em frente na Taça, ao vencer na receção ao Le Mans, 15.º classificado da II Liga, por 2-0. Um golo do veterano avançado Jimmy Briand, na execução de um penálti, aos 53 minutos, e outro do médio croata Toma Basic, aos 90+5', garantiram o triunfo do Bordéus.
O Paris Saint-Germain venceu o Linas Monthlery, da sexta divisão, por seis golos sem resposta; o Mónaco (já com o novo treinador Robert Moreno) venceu o Reims por 2-1. Gelson Martins foi titular e Adrien Silva entrou a 20 minutos do fim. E o Lyon goleou o Bourg en Bresse, com sete golos sem resposta.
Noutras competições, o Olympiacos bateu em casa o Panathinaikos por 1-0, num encontro disputado à porta fechada. Depois de ter visto o PAOK de Abel Ferreira perder na deslocação ao terreno do Aris, a equipa de Pedro Martins assume a liderança isolada do campeonato grego, com 41 pontos, mais um do que o rival de Salónica.
Do lado do Olympiacos, jogaram de início três portugueses, José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence, enquanto, do lado do Panathinaikos, o defesa João Nunes, de 24 anos, formado no Benfica, não saiu do banco.
Comentários