Mais um fim-de-semana de campeonatos internacionais e mais portugueses a brilhar por esses palcos fora. Desde as competições dos 'Big-5' aos restantes campeonatos pelo mundo fora, houve alguns destaques a reter e que são agora recordados em mais uma edição do 'Portugueses Lá Fora'. Venha daí connosco ver como é que os jogadores portugueses se portaram no fim-de-semana:

Em Espanha, Félix 'cala' críticos e Carvalhal entra com pé esquerdo

Uma jornada com sabor português em 'Terra de Nuestros Hermanos' e em que João Félix, depois de todos os rumores da saída, destacou-se pelo Atlético de Madrid. No empate dos 'Colchoneros' em casa diante o Espanyol, o português entrou no decorrer da partida e ainda marcou o golo da igualdade aos 78 minutos.

Em Celta de Vigo, Carlos Carvalhal estreou-se com uma derrota por 1-2 diante o Osasuna. Não foi assim a melhor entrada do técnico português na La Liga, num encontro em que Gonçalo Paciência também foi chamado à ação aos 57 minutos.

No dérbi de Sevilha, o Bétis de William Carvalho e Rui Silva não foi além de um empate a um golo, mas sem grandes destaques para os portugueses. Cláudio Bravo acabou por assumir as redes e William Carvalho foi substituído aos 57 minutos.

A deslocação do Valência ao reduto da Real Sociedad contou com dois portugueses a titulares. André Almeida e Thierry Correia, que viveram de perto o empate a um golo, e que cumpriram os 90 minutos do encontro.

Veja a classificação da Liga Espanhola

Em França, Danilo deu a vitória ao Paris SG e José Fonte marcou no empate do Lille

A constelação de estrelas do Paris SG precisou de um português para conseguir os três pontos em mais uma jornada da Ligue 1. A equipa de Galtier estava perto de levar um empate da deslocação ao terreno do Lorient até que Danilo Pereira cabeceou para o fundo das redes aos 81 minutos. Nuno Mendes e Vitinha também foram titulares, sendo que Renato Sanches entrou no decorrer do encontro.

Quem não teve tantas razões para sorrir foi o Lille de Paulo Fonseca, que empatou a um golo na receção ao Rennes. Ainda assim, um claro destaque português no encontro por parte de José Fonte, que inaugurou o marcador aos 16 minutos. Tiago Djaló e André Gomes também foram titulares.

Veja a classificação da Liga Francesa

Na Premier League, cartões vermelhos e Wolves fez-se valer dos portugueses

A Premier League já nos habituou a ter selo português e este fim-de-semana não foi exceção. A equipa mais portuguesa de Inglaterra - o Wolverhampton - saiu derrotada por 3-2 frente ao Brighton, mas não foi por falta de vontade dos portugueses. Gonçalo Guedes e Rúben Neves apontaram os dois golos que permitiram aos 'Lobos' ainda discutir o resultado.

Podence, Moutinho, José Sá e Nelson Semedo também foram titulares - este último bastante infeliz com uma expulsão no final da primeira parte.

Sabor agridoce para os portugueses esteve no duelo entre o Manchester City de Cancelo, Bernardo Silva e Rúben Dias contra o Fulham de Marco Silva e João Palhinha

Sem qualquer golo dos protagonistas lusos, a verdade é que o técnico português e o médio ex-Sporting  sofreram com a reviravolta nos minutos finais por parte dos 'Citizens'. Ainda assim, do outro lado, Cancelo não teve tantos motivos para sorrir com a expulsão ainda na primeira parte, aos 26 minutos.

No outro lado de Manchester, Bruno Fernandes estava castigado e assistiu de fora a mais uma derrota do United, desta vez frente ao Aston Villa. Ronaldo foi titular, tal como Dalot, mas não evitaram o 3-1 final, com CR7 a envolver-se mesmo numa confusão com um jogador adversário.

Do lado do Arsenal, os portugueses sorriram, mas a partir do banco. Fábio Vieira e Cédric Soares assistiram à vitória dos Gunners por 1-0 no dérbi londrino frente ao Chelsea e fazem neste momento parte da equipa líder da Premier League e com legítimas aspirações à conquista do título este ano.

No Liverpool, os 'Reds' triunfaram no terreno  do Tottenham por 2-1, mas com Fábio Carvalho no banco.

Veja a classificação da Premier League

Serie A sem grandes notícias para os portugueses

Apesar de haver bastante representação portuguesa, a verdade é que esta última jornada da Série A acabou por ser infeliz para os jogadores e técnicos portugueses.

A Roma de José Mourinho perdeu por 1-0 no eterno dérbi diante a Lazio. Rui Patrício foi titular e não conseguiu evitar o único golo marcado pelo ex-FC porto Felipe Anderson aos 29 minutos.

Em Milão, Rafael Leão foi titular no AC Milan e teve motivos para sorrir com a vitória frente ao Spezia por 2-1. Infelicidade só mesmo por não ter conseguido fazer o gosto ao pé.

Na deslocação ao terreno da Atalanta, Mário Rui não saiu do banco de suplentes, mas assistiu a mais uma vitória do líder da Serie A por 2-1.

No Hellas Verona, Miguel Veloso foi titular na derrota por 2-0 frente ao Monza.

Veja a classificação da Liga Italiana

Um pesadelo para Diogo Leite na Bundesliga

Na Bundesliga, o Borussia Dortmund de Raphael Guerreiro, com o português a titular, venceu confortavelmente o Vfl Bochum por 3-0.

No terceiro classificado Union Berlim, Diogo Leite acabou por presenciar um autêntico 'massacre' ao ser titular na goleada sofrida por 5-0 diante o Bayer Leverkusen.

Na vitória do Leipzig por 3-1 diante o Hoffenheim, André Silva foi titular, mas sem fazer o gosto ao pé.

Veja a classificação da Bundesliga

Fábio Silva, Francisco Conceição, Jota e Sérgio Oliveira noutros campeonatos

Nos palcos mais periféricos também houve portugueses em destaque.

Depois de um golo marcado ao Real Madrid na Liga dos Campeões, Jota acabou por ter um fim de semana sem golos no Celtic, mas com uma assistência na vitória por 4-2 diante o Dundee United.

Fábio Silva acabou por não ter um fim-de-semana feliz no Anderlecht. Na deslocação ao terreno do Antwerp, o avançado português foi titular, mas a equipa não conseguiu mais do que um 0-0.

No futebol neerlandês, Francisco Conceição teve um fim de semana manifestamente infeliz. O Ajax saiu derrotado no clássico com o PSV por 2-1 e deixou fugir a liderança do campeonato. O extremo português também acabou por ser suplente não utilizado.

Por fim, na Turquia, Sérgio Oliveira foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória do Galatasaray por 2-1 em mais um clássico frente ao Besiktas.

No Brasileirão, empate em duelo de portugueses

Em mais uma jornada do Brasileirão, e com Abel Ferreira já consagrado como campeão, houve um duelo de portugueses que envolveu precisamente o Palmeiras.

O 'Verdão' visitou o Cuiabá de António Oliveira, mas o jogo acabou por ficar empatado a um golo. Quem aproveitou foi o Corinthians de Vítor Pereira que venceu por 1-0 o Ceará.

O fim-de-semana ficou assim com boas e más notícias para os portugueses que continuam a ser falados pelos palcos internacionais. Espera-se assim mais motivos de destaque da bandeira nacional na próxima semana. É esperar para depois ler aqui no SAPO Desporto.