Foi mais um fim-de-semana onde os portugueses estiveram em destaque no futebol internacional. Na Europa e no Brasil, jogadores e treinadores lusos tiveram os seus altos e baixos. Em Inglaterra e Espanha tivemos golos de jovens estreantes nos respetivos campeonatos, em Itália e Alemanha houve motivos de celebração e também de preocupação.

Inglaterra: Portugueses marcam grandes golos e somam vitórias

Na Premier League os destaques vão para João Palhinha e Fábio Vieira; o médio do Fulham contribuiu para vitória dos 'cottagers' de Marco Silva em casa do Notthingham Forest por 2-3 com o melhor golo da noite. Já Fábio Vieira apontou um grande golo na vitória tranquila do Arsenal em casa do Brentford por 0-3. Pelo mesmo resultado o Manchester City de João Cancelo e Bernardo Silva bateu o Wolverhampton de Bruno Lage e restante companhia lusa.

Espanha: Três vitórias e uma derrota amarga

No campeonato espanhol o jogo de cartaz foi o 'derby' de Madrid entre Atlético e Real. No final foram os 'merengues' a levar a melhor ao vencerem por 2-1 em casa do adversário. João Félix esteve muito apagado ao longo do jogo, tendo saído aos 60 minutos...algo que o avançado português não apreciou, tendo mesmo recolhido diretamente aos balneários, acabando por regressar pouco depois.

Em Valência André Almeida estreou-se a marcar pela equipa 'che'. Os valencianos venceram por 3-0 o Celta de Vigo com o médio português a apontar o terceiro e último golo da formação valenciana já nos descontos da partida.

Em Sevilha o Bétis de William Carvalho venceu o Girona por 2-1, isto depois de ter começado o jogo a perder. O médio português foi titular e fez um jogo seguro, sem destaques de maior. Em envidência esteve Domingos Duarte no Getafe; o central português contribuiu com uma assistência para a vitória dos madrilenos em casa do Osasuna por 0-2.

França: Portugueses maioritariamente vencedores

A oitava jornada da Ligue 1 sorriu para grande parte dos portugueses envolvidos. O líder PSG venceu por 0-1 em casa do Lyon, numa partida onde Anthony Lopes foi titular na formação da casa, enquanto que Danilo e Nuno Mendes alinharam de início nos parisienses e Vitinha entrou na segunda parte.

Já o Lille, treinado por Paulo Fonseca, conseguiu dar a volta à desvantagem e venceu em casa o Toulouse por 2-1. José Fonte e André Gomes foram titulares na equipa da casa que ocupa agora o sétimo lugar da tabela classificativa.

Pior sorte teve o Marselha de Nuno Tavares. Os marselheses não foram além de um empate caseiro com o Rennes a um golo, num jogo onde o lateral da equipa gaulesa foi titular mas não conseguiu ajudar a sua equipa a alcançar a vitória.

Finalmente o Mónaco de Gélson Martins também saiu vencedor nesta ronda. Os monegascos foram a Reims vencer a equipa local por claros 0-3. O extremo português começou a partida no banco, tendo entrado aos 66 minutos.

Alemanha: Apenas o líder ficou feliz

Na Bundesliga o surpreendente Union Berlin venceu em casa o Wolfsburg por 2-0, um resultado que mantém a equipa de Diogo Leite na liderança do campeonato. O central português foi titular na equipa da capital alemã, contribuindo para a quinta vitória em sete jogos.

o Stuttgart de Tiago Tomás averbou nova derrota, desta vez em casa diante do Eintracht Frankfurt por 1-3. O avançado português entrou aos 65 minutos e ainda foi a tempo de marcar o golo da equipa da casa que acabou por não evitar a derrota.

Resultado idêntico teve o RB Leipzig de André Silva. A equipa do avançado português saiu derrotada diante do Borussia M´Gladbach por expressivos 3-0. Apesar da titularidade, André Silva pouco conseguiu fazer para contrariar a superioridade do adversário. A equipa da Saxónia não está a conseguir um bom arranque de época, tendo já mudado de treinador.

Itália: Mourinho perde e Mário Rui leva a melhor sobre Leão

Na Série A a Roma de José Mourinho voltou a perder terreno; os romanos perderam em casa por 0-1 com a sensacional Atalanta e o técnico português acabou expulso. Juntamente com a Atalanta na liderança do campeonato está o Nápoles; os napolitanos foram a casa do campeão AC Milan vencer por 1-2. Rafael Leão foi titular nos 'rossoneri', enquanto que Mário Rui-também ele titular pelo Nápoles- acabou por ser decisivo ao assistir Simeone para o golo da vitória dos sicilianos.

A jornada foi negra para as equipas de Milão já que o Inter foi a Udine perder com a Udinese por 3-1. O avançado Beto foi titular, acabando por sair a vinte minutos do final da partida.

Já a Juventus, depois da derrota europeia diante do Benfica, foi a Monza perder com o último classificado do campeonato por 1-0. O português Dany Mota foi titular na equipa da casa, tendo sido substituído no início da segunda parte.

Finalmente o Hellas Verona de Miguel Veloso não teve sorte na visita a Florença, tendo saído derrotado por 2-0. O médio português começou a partida no banco, tendo entrado aos 54 minutos.

Brasil: Abel continua líder, Vítor Pereira atrasa-se

No brasileirão jogou-se a 27ª jornada do campeonato. O líder Palmeiras, treinado por Abel Ferreira, venceu o Santos por 1-0 e manteve assim a vantagem sobre os mais diretos adversários. Também o Botafogo de Luís Castro saiu da jornada com mais três pontos; os cariocas receberam e venceram o Cortiba por 2-0 e assumiram o décimo lugar da tabela.

Já o Cuiabá, treinado por António Oliveira, arrancou um empate importante em casa do Athlético Paranaense; um ponto importante para a luta pela permanência no escalão maior do futebol brasileiro.

Quem se saiu pior acabou por ser o Corinthians de Vítor Pereira. O 'Timão' saiu derrotado de Belo Horizonte por 1-0 diante do América Mineiro; um resultado que atrasa os paulistas na luta pelos lugares cimeiros da classificação geral.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.