Mais um fim de semana com muitos jogadores e treinadores portugueses em ação nos principais campeonatos no estrangeiro. Em Inglaterra houve um técnico luso a bater um recorde no seu clube e dois internacionais a ficarem muito perto de revalidarem o título, enquanto na Alemanha o destaque vai para um grande golo de um lateral em plena afirmação. Em França também há vários portugueses à beira de se sagrarem campeões.
O SAPO Desporto olha para o que fizeram jogadores e treinadores portugueses lá fora nos últimos dias.
Inglaterra: Bernardo Silva e Rúben Dias à porta de mais um título, Marco Silva recordista no Fulham
Começamos pela Premier League, onde o Manchester City, com Rúben Dias (titular) e Bernardo Silva (suplente utilizado) deu um passo de gigante ao vencer por 3-0 no terreno do Everton. Gundogan bisou e o inevitável Haaland também marcou, e os Cityzens estão a uma vitória de se sagrarem tricampeões. Isto porque o Arsenal - uma vez mais com Fábio Vieira a não saltar do banco - se viu copiosamente derrotado em casa pelo surpreendente Brighton.
Também a surpreender continua o Fulham, treinado por Marco Silva. Com João Palhinha no onze, a formação londrina venceu por 2-0 na visita ao Southampton, graças a golos de Carlos Vinícius e Mitrovic, chegando aos 51 pontos nesta temporada de regresso ao escalão principal. Foi um triunfo histórico, uma vez que se tratou do 15.º em 2022/23 na Premier League, um novo recorde do clube numa só edição da prova.
Noutros campos, João Félix foi titular mas acabou substituído no empate 2-2 do Chelsea na receção ao Notthingham Forest, enquanto Bruno Fernandes fez a assistência para o segundo golo do importante triunfo por 2-0 do Manchester United na receção a um Wolverhampton que desta feita teve 'apenas' cinco portugueses em campo. Os Red Devils (por quem Diogo Dalot não saiu do banco) somam mais quatro pontos do que o Liverpool na luta pela derradeira vaga de acesso à Champions.
Espanha: Celta de Carvalhal derrotado
Na La Liga, onde o Barcelona selou, neste fim de semana, a conquista do título que lhe fugia desde 2018/19, o destaque no que a portugueses diz respeito foi para um embate entre o Celta de Vigo e o Valência, na luta pela permanência.
A formação galega, orientada por Carlos Carvalhal e com Gonçalo Paciência a saltar do banco no quarto de hora final, acabou derrotada em casa por 2-1 pela formação 'Che', que contou com o médio André Almeida (foi titular e viu um cartão amarelo). Thierry Correia não foi convocado. O Celta segue, apesar de ter sofrido a sua terceira derrota seguida, à frente do Valência na tabela, cinco pontos acima da linha de água, a quatro jornadas do fim.
França: Legião portuguesa do Paris Saint-Germain à beira de conquistarem a Ligue 1
Apesar de o domínio do Paris Saint-Germain não estar a ser tão avassalador como esperaria, o conjunto parisiense deu, neste fim-de-semana, mais um passo rumo à revalidação do título na Ligue 1. Com Danilo Pereira foi titular e Renato Sanches e Vitinha entraram na segunda parte (Nuno Mendes está lesionado) no triunfo por 5-0 na receção ao Ajaccio.
A três jornadas do fim, o PSG lidera com seis pontos de avanço sobre o Lens (que com David Costa a não sair do banco venceu por 2-1 o Rennes) e oito sobre o Marselha (que com Nuno Tavares e Vitinha a saltarem do banco no segundo tempo venceu em casa o Angers por 3-1).
No 4.º e no 5. lugar surgem, respetivamente, Mónaco e Lille, que nesta jornada empataram sem golos entre si. Gelson Martins não foi convocado nos monegascos, enquanto na equipa treinada por Paulo Fonseca estiveram em campo José Fonte foi titular e André Gomes entrou perto do fim.
Alemanha: Buta marca golaço a fazer lembrar Van Basten
Na Bundesliga, o grande destaque no que a portugueses diz respeito vai para o grande golo assinado por Buta, a fazer lembrar Marco Van Basten. O antigo lateral direito do Benfica encheu o fé para um remate de primeira de ângulo apertado e fez o seu terceiro golo com a camisola do Eintracht, diante do Mainz, à entrada para os últimos cinco minutos do primeiro tempo, contribuindo para o triunfo por 3-0 da sua equipa. A formação de Frankfurt segue no oitavo posto.
No topo da tabela, João Cancelo alinhou os 90 minutos na goleada do Bayern sobre o Schalke, fazendo mesmo uma assistência para golo. Os bávaros, a duas jornadas do fim, continuam a liderar a tabela com um ponto de vantagem sobre o Dortmund, que também goleou nesta ronda (Raphael Guerreiro foi suplente utilizado).
Diogo Leite foi, uma vez mais, titular em mais uma vitória do Union Berlim, determinado a segurar o quarto lugar e o acesso à Liga dos Campeões, enquanto André Silva não saiu do banco no triunfo do terceiro classificado Leipzig (2-1) sobre o Werder Bremen.
Itália: Mourinho já só pensa na Liga Europa, Danny Mota marcou ao campeão
Na Serie A, a Roma de José Mourinho voltou a marcar passo, empatando 0-0 com o Bolonha num jogo em que o treinador português optou por poupar alguns jogadores, entre eles Rui Patrício, a pensar na 2.ª mão das meias-finais da Liga Europa com o Bayer Leverkusen. Essa parece ser, mesmo, a melhor via para chegar à Liga dos Campeões na próxima época, com o clube da capital italiana agora a seis pontos da vizinha Lazio, quarta classificada, com três jornadas por disputar.
Quem fez ainda pior foi o Milan, que voltou a não contar com o lesionado Rafael Leão e perdeu na visita ao Spezia. Os rossoneri esperam que o português recupere para o jogo de terça-feira com o Inter, da 2.ª mão das meias-finais da Champions.
Em destaque esteve o jovem avançado português Danny Mota, que marcou na vitória por 2-0 do Monza sobre o já consagrado campeão Nápoles (Mário Rui, lesionado, ficou de fora nos napolitanos).
Comentários